Primeiro as edições de jornal eram usadas para forrar as mesas na hora dos trabalhos de pintura, mas a percepção das letras que compunham os nomes chamou a atenção dos alunos. Foi assim que o uso do jornal na Escola Municipal de Educação Infantil passou a ter outra conotação. Primeiro, eles usam o jornal para fazer suas “leituras” e depois usam como matéria prima para outras atividades.
Com o interesse dos alunos, as professoras Arlete Manfroi e Rosane Los começaram a usar o jornal como fonte para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da pré-escola. Logo na entrada, um mural mostra a representação dos pequenos das fotos que olham no jornal. Também estão afixados recortes das manchetes onde os alunos destacaram as letras dos seus nomes.
“O jornal é a fonte ideal, porque é possível utilizá-lo de maneira lúdica, com brincadeiras. E eles realmente aprendem brincando”, comenta a professora Rosane. Uma das atividades que são realizadas com o jornal como fonte é com relação às letras, quando eles percebem que existem diferentes fontes, além de perceberem as letras maiúsculas e minúsculas.
Depois que o jornal é usado para estas atividades, ele vira material para a confecção de brinquedos e fantasias para as apresentações teatrais. “A escola toda está envolvida. Cada turma faz a sua parte, dentro da etapa e da faixa etária das crianças”, explica Arlete. Além disso, o projeto é desenvolvido durante todo o ano e pelo fato do jornal conter um recurso visual importante, possibilita que eles se identifiquem, seja com os símbolos dos times de futebol que mais gostam ou de assuntos comentados pelos pais, que colaboram doando as edições para a escola. Com o desenvolvimento dessa atividade, as crianças já conseguem reconhecer até mesmo algumas seções dos jornais, como charges e tiras, textos e fotos.
Para dividir o que cada turma produz dentro desse projeto, os trabalhos são expostos na entrada da escola, o que permite que eles conheçam o que está sendo feito nas outras turmas, assim como os pais, além de se orgulharem de ver seus trabalhos expostos.
Fábulas
Uma das partes preferidas dos alunos no jornal são as fábulas que são escritas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, do bairro José Alexandre Zachia, dentro do projeto ON nas Escolas. Toda semana, os textos publicados são lidos e os alunos da Maria Elizabeth fazem desenhos sobre cada uma das histórias.
Eleições
Mesmo sendo tão pequenos, até mesmo as eleições chamaram a atenção dos aluninhos através das publicações do jornal. Com edições de O Nacional, eles comentaram sobre o tema em sala de aula e fizeram recortes das fotos dos candidatos eleitos.
Teatro
Na questão da socialização e interação com os colegas, outro projeto desenvolvido é o do teatro. Todas as quartas-feiras os dois turnos se envolvem com apresentações e ensaios. E depois de cada peça pronta, é apresentada para todas as turmas, permitindo que eles não fiquem restritos à sua turma e professora. De acordo com Dave Gislaine, coordenadora pedagógica da escola, isso permite que os pequenos se conheçam melhor e não somente aos colegas de turma. “Também procuramos fazer com que os pais dos alunos se conheçam e que isso não aconteça somente no momento de trazer ou buscar a criança na escola”, comenta.
Uso do jornal também na educação infantil
· 2 min de leitura