Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro completa um ano

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, comemorou na última terça-feira (09/10) um ano de existência. Criado em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e com o apoio da Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o ambulatório presta atendimento 100% gratuito aos recém-nascidos prematuros, egressos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Neste primeiro ano de atividades, 116 bebês estão em acompanhamento com a equipe multiprofissional da instituição. O suporte pediátrico, fonoaudiológico, fisioterápico, neurológico, psicológico, de enfermagem, oftalmológico, de assistência social, nutricional e de neonatologia é realizado de segunda à sexta-feira junto ao Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) do HSVP.
 
O objetivo do Ambulatório é atender todos os prematuros nascidos menores de 1.500 kg ou com idade gestacional abaixo de 32 semanas. O suporte é prestado aos habitantes de 32 municípios do norte do estado, sendo que neste primeiro ano Sarandi, Sertão, Cruz Alta, Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Passo Fundo já receberam a assistência. “Sabe-se que a diminuição da mortalidade dos recém-nascidos de muito baixo peso não se acompanha da esperada queda da morbidade infantil, mesmo estando em grandes centros de referência do mundo. Por isso, entendemos que este acompanhamento deve ser feito por equipes multidisciplinares, visando um atendimento mais abrangente, o que facilite a troca de impressões entre os vários profissionais em benefício da criança”, destacou a médica pediatra e coordenadora do Ambulatório, Wânia Cechin.
 
Dos 116 bebês que já foram atendidos pela equipe do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro, 97 continuam com consultas ativas, dois foram a óbito durante este ano e 17 interromperam as consultas por mudarem de cidade ou optaram por atendimentos em consultórios particulares. “O Estado tem anualmente dois mil bebês menores de um quilo e meio que nos preocupam muito. Tínhamos a ideia de formarmos 13 ambulatórios para dar suporte a esses bebês. O São Vicente, assim como em outros momentos, topou o desafio que o estado propôs e foi a primeira instituição a ter uma equipe multiprofissional atendendo os prematuros egressos de UTIs Neonatais”, ressaltou a coordenadora da Sessão de Saúde da Criança e do Adolescente do Estado, Dra. Eleonora Walcher.
 
Durante a comemoração, estiveram presentes a Direção médica e administrativa do HSVP, representantes de órgãos públicos da saúde e equipe multiprofissional do ambulatório. Marcaram presença também, os pais e os bebês que fazem o acompanhamento ambulatorial. A Vitória Évenin Carvalho Chavier, de um ano e um mês foi uma das primeiras pacientes que recebeu a assistência. “Completamos junto ao aniversário de um ano do ambulatório, um ano de atendimento da Vitória. Se não fosse esse suporte do HSVP não sei como seria. Com a ajuda dos médicos, enfermeiros e dos outros profissionais fico mais tranquila, pois todas as semanas estou aqui. As dúvidas que surgem eu trago e esclareço no consultório. Ainda temos mais um ano pela frente”, contou a mãe Denise Carvalho.
 
Para comemorar o ano de aniversário, os alunos da Escola de Educação Infantil São Vicente, realizaram apresentações artísticas. Um vídeo que demonstra as atividades do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro também fez parte da comemoração.

Gostou? Compartilhe