O município que há cerca de um ano foi chamado de Capital Nacional dos Buracos, hoje comemora o asfalto de qualidade implantado em cerca de 130 ruas, num total de 665 mil m² de pavimentação executadas até agora. Muitos moradores trocaram a poeira e o barro da estrada de chão pelo asfalto. Melhorias estão sendo executadas com recursos próprios (R$ 14,5 milhões), federais ou do BID.
Conforme balanço divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Passo Fundo até o dia 19 de setembro, 98 ruas foram repavimentadas ou recapeadas e outras 27 receberam pela primeira vez a pavimentação em um total de 657 mil m² de asfalto. O secretário de Obras, Ermindo Simonetti, disse que depois desta data novas ruas receberam pavimentação aumentando este número para cerca de 665 mil m² até outubro. Um dos grandes objetivos destas obras é a melhoria do trânsito. “Essas obras melhoram a qualidade das ruas degradadas buscando melhorar a trafegabilidade do trânsito fazendo com que ruas laterais sejam utilizadas para desafogar a Avenida Brasil”, explicou Simonetti.
O secretário de Obras frisou que o asfalto melhora a qualidade de vida dos moradores e valoriza os imóveis. Simonetti garantiu que a pavimentação que está sendo implantada no município é de qualidade. “São cinco centímetros de asfalto e a durabilidade estimada é de 10 a 12 anos. Mas este tempo dependerá da manutenção que a prefeitura dará nos próximos anos”, enfatizou o secretário.
Asfalto novo, vida nova
Pavimentações aumentam a cada dia e beneficiam milhares de moradores em quase todos os cantos de Passo Fundo que passaram anos enfrentando os prejuízos ocasionados pela falta de asfalto em frente as suas casas. O acesso ao Distrito de Bela Vista foi a primeira estrada vicinal asfaltada no município através de financiamento do BID com investimento de R$ 3,2 milhões. A extensão pavimentada foi de 3,7 quilômetros.
A moradora do Distrito de Bela Vista, Vanda Aparecida da Silva, disse que o asfalto contribuiu para o deslocamento das crianças à escola. “Ficou mais fácil levar meus filhos. Antes eles se embarravam e quando chovia não queriam ir pra escola”, disse Vanda.
O filho dela, Jaime Donato Guariente Filho, de 6 anos, também comemora o asfalto novo. “Ficou mais bonito e a minha roupa não fica mais embarrada em dia de chuva. Ficou melhor para andar de bicicleta”, comemorou o menino.
Outra moradora, Terezinha Teixeira Martins, lembrou que a estrada de chão era uma tristeza. “Quando chovia o ônibus que vai para municípios vizinhos não passava por aqui. No verão não dava para lavar roupa. Agora ficou uma maravilha”, declarou Terezinha.
“Mais faceiro que bode embarcado”
Esta foi a frase utilizada pelo morador Alceu Pacheco dos Santos, de 81 anos, para expressar a sua alegria pelo asfalto da rua Silvino Rosa Azeredo, no Parque do Sol. O morador disse que está muito feliz porque abandonou a sacolinha plástica utilizada para proteger os calçados do barro em dia de chuva. “Graças a Deus não vou mais chegar no CTG com as botas sujas”, disse o morador e tradicionalista.
Santos está fazendo uma calçada em frente a sua casa. “Antes não valia a pena fazer uma calçada. Agora que o asfalto foi feito estou aproveitando para deixar a minha casa mais bonita”, frisou o morador.
O morador da rua Nei Teixeira, Jovenir Borges dos Santos, de 73 anos também comemora o asfalto. “Não dava para caminhar em dia de chuva. Estragava calçado e sujava a roupa. Ficou melhor até para a saúde da gente com menos poeira”, enfatizou o morador.
Reivindicação atendida
A rua Israel Bonna, no bairro Integração, que dá acesso a capela de São Miguel, foi alvo de muitos protestos dos moradores nos últimos anos e agora está recebendo asfalto novo. As obras no local começaram a cerca de um mês e meio. “Vai melhorar o acesso dos clientes no mercado”, disse a operadora de caixa, Cristiane de Oliveira.
O asfalto na visão de um especialista
Segundo o professor da UPF e doutor em arquitetura, Juan Mascaró, o tipo de pavimentação de uma rua depende da característica de cada rua. O asfalto, por exemplo, é indicado para vias que necessitem de um fluxo mais contínuo e velocidade maior. O asfalto é necessário em ruas coletoras que são as avenidas e vias centrais de um município. Para as ruas localizadas nos bairros, os arquitetos e urbanistas recomendam os paralelepípedos ou blocos de concretos intertravados. “Eles têm características que proporcionam menor velocidade aos veículos consequentemente geram menos barulho, menos fluxo e uma vida mais tranquila e amigável aos moradores”, explicou Mascaró.
O paralelepípedo é mais térmico e tem um impacto ambiental menor. Segundo o especialista, ele leva mais tempo para aquecer no verão e irradia calor a noite. O asfalto, por ser preto, tem retorno térmico imediato causando grandes bolhas de calor. Outra característica importante dos paralelepípedos é a capacidade de infiltração da água no solo impedindo alagamentos, já o asfalto é permeável e depende de um sistema pluvial eficiente.
Mascaró explica que não existe um tipo de pavimentação bom ou ruim, mas depende das características que o local exige. “São ruas com características, funções s sistemas construtivos diferentes. Cada tipo tem papel diferente a desempenhar na cidade. A rua asfaltada é muito boa e permite um fluxo de veículos mais contínuo, mas é pouco amigável para as pessoas”, esclareceu o professor.
Não há relação direta entre qualidade de vida e pavimentação. De acordo com o professor, o tipo de pavimentação deve estar de acordo com a localização das ruas conforme a velocidade prevista no plano diretor e nos conceitos urbanísticos. “Toda cidade deve ter ruas coletoras e avenidas asfaltadas e ruas vicinais com paralelepípedos. As pessoas dos bairros não querem veículos passando em alta velocidade em frente a sua casa. A qualidade de vida de uma cidade se dá com planejamento urbano coerente e organizado”, afirmou Mascaró.
Confira algumas ruas beneficiadas com pavimentações novas:
Bairro Industrial
- Rua do Valinhos
- Rua da Conceição
- Rua da Iluminação
Bairro Petrópolis
- Rua Florianópolis
Loteamento Umbu
- Rua 12 de Outubro
- Rua Cipreste
Bairro César Santos
- Rua das Antenas
Bairro Boqueirão
- Rua Lava Pés
Santo Antão
- ERS 153 até o Haras MD
Bairro Berthier
- Rua Pedro Lopes de Oliveira
- Rua Sebastião Vidal
Bairro Planaltina
Rua Jorge Barbeux
Rua Pedro de Souza
Rua Leopoldo Darenzo
Rua Antonio dos Santos
Bairro Coronel Massot
- Rua dos Pinheiros
- Rua Alan Kardec
Bairro Bom Jesus
- Rua São Roque
- Rua Elania Salton
- Rua Napoleon Mugem
Bairro Valinhos
- Av. Antonio Marinho Albuquerque
Santo Antonio da Pedreira
- Rua Excel
- Rua Ramão Rigo
- Rua Quim Cesar
Vila Ricci
- Rua Camilo Ribeiro
- Rua André Segat
Estrada Ambev/Manitowoc
- ERS 324 / Manitowoc
Resumo das obras executadas 2011/2012 m²
Recapeamentos e repavimentações 501.914,00
Pavimentações novas 54.277,50
Pavimentações para empresas 101.105,50
Total 657.297,00
Fonte: SMO (dados até 19/09)
Obras a serem realizadas m²
Rua Álvares Cabral 6.887,00
Av. Presidente Vargas 50.000,00
Total 56.887,00 m²
Fonte: SMO