Devido às fortes chuvas desta segunda-feira, motoristas tiveram de esperar por cerca de duas horas para fazer a travessia sobre o rio Pinheirinho, na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior de Passo Fundo. Os quatro tubos de canalização sob a estrada não deram conta do volume. Com a quantidade de lixo acumulado no local, a água transbordou sobre a estrada e impossibilitou a passagem.
O motorista do ônibus escolar que transportava cerca de 20 crianças da escola Padre Paulo Jaques, teve de fazer o retorno pela localidade de São Pedrinho para não correr riscos. Com medo da forte correnteza, o motorista da prefeitura de Nicolau Vergueiro, Everton Venzon, 36 anos, já estava no local há quase duas horas aguardando a água baixar. “Passo pelo menos uma vez por semana aqui, quando chove é um perigo” comentou.
Moradores afirmam que problema vem se repetindo a cada chuva mais intensa. “Todo o lixo jogado no rio, em outros bairros da cidade vem parar aqui. Quando chega na tubulação ele tranca e provoca o alagamento” reclama José da Silva, que mora cerca de 500 metros do rio. Além do transtorno para quem utiliza a estrada, a água provoca mau cheiro e proliferação de insetos. Na avaliação dos moradores, a solução seria a construção de uma ponte. Por volta das 19 horas, o volume de água reduziu. Motoristas de caminhonetes motos foram os primeiros a ser arriscarem na travessia.