Em oito edições da Balada Segura, realizadas em Passo Fundo, a secretaria municipal de segurança, responsável pelo trabalho, já tem um perfil dos motoristas que costumam dirigir embriagados. Durante os finais de semana, jovens a partir dos 20 anos lideram as estatísticas. Nos dias úteis, a faixa-etária aumenta para 30 anos. Em ambos os casos, o predomínio é de homens. Na última operação, realizada na madrugada de domingo, das 3h às 6 da manhã, as equipes fizeram 39 abordagens. Em apenas três horas, 12 condutores se negaram a realizar o teste do bafômetro e dois foram flagrados dirigindo embriagado. As penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro são: retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado (caso contrário o veículo é guinchado), recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação, multa no valor de R$ 957,55, e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Desde que a iniciativa foi colocada em prática no mês de agosto, a média de acidentes de trânsito no perímetro urbano tem sido de dois a cada noite. “Não tínhamos uma estatística anterior ao projeto para fazermos a comparação precisa, mas a informação é de que diminuiu significativamente” avalia a secretária, Estelita Salton.
Realizada pelo menos uma vez por semana, a Balada Segura já começa a ganhar a simpatia dos próprios motoristas. De acordo com a secretária, o comportamento deles durante as abordagens vem evoluindo a cada edição. “ Estão demonstrando uma conscientização maior. A reação é outra quando são parados na barreira” comenta.
Preocupados em manter a clientela, proprietários de casas noturnas estão se adaptando ao projeto. Alguns já disponibilizam motoristas para levar os clientes alcoolizados para casa. Por outro lado, a secretária lamenta que a iniciativa seja restrita a poucos empresários. “Enquanto alguns demonstram essa preocupação, outros reclamam que perdem clientes quando a fiscalização acontece nas imediações de seus estabelecimentos” afirma. A escolha do chamado ‘motorista da rodada’ também sido uma alternativa importante entre grupos de amigos.
Baseada na lei estadual, a iniciativa do Governo do Estado é realizada através do Detran. Em Passo Fundo, o trabalho tem parcerias com Brigada Militar e apoio da Polícia Civil. Cada edição conta com pelo menos 15 servidores destes órgãos. Além dos testes de etilômetros (bafômetros), durante as abordagens são vistoriadas as condições do carro e documentação dos condutores. Na Balada de domingo, um motorista teve o carro guinchado por estar com o licenciamento vencido.
Balada Segura identifica faixa etária de motoristas embriagados
· 1 min de leitura