A Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da Assembleia vai encaminhar à Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul um documento que demonstra a necessidade da duplicação da BR 285. Este documento foi elaborado com base nas definições de duas audiências públicas realizadas e comandadas pelo deputado Diogenes Basegio. A última delas aconteceu na sexta-feira, em Passo Fundo. Nesta oportunidade também será demandado ao órgão federal a inclusão do trecho de Passo Fundo a Carazinho no Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico e Ambiental, para adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos, na BR-285. O referido Estudo abrange apenas o trajeto da rodovia de Santa Barbara do Sul até São Borja. Após esta reunião será definida a data para levar a pauta para discussão na Bancada Gaúcha da Câmara dos Deputados, buscando emenda para liberação de recursos para viabilizar a obra.
Durante a reunião de sexta-feira foram definidas ainda as próximas ações para incluir da duplicação da rodovia no plano de investimentos federal. Participaram do encontro representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, da Prefeitura de Passo Fundo, Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA), da associações comerciais de Passo Fundo e Carazinho, empresários do segmento de transporte, sindicatos, vereadores da região e estudante.
História
Construída há mais de 50 anos, a BR 285 – no trecho entre Carazinho e Passo Fundo – recebe, atualmente, o tráfego de aproximadamente seis mil veículos por dia, somente no mês de agosto 177.886 veículos passaram pela Praça de Pedágio que liga os municípios. Além do tráfego entre os municípios devido aos serviços de saúde, educação e serviços a rodovia é rota do Mercosul e passagem obrigatório para o transporte de cargas que abastecem o centro do país. “Vamos buscar a duplicação passo a passo mobilizando todos os órgãos envolvidos na realização desta obra que é uma demanda regional e justifica-se pela necessidade de mais segurança dos usuários da rodovia construída há mais de 50 anos e sem nenhuma melhoria de segunda pista ou terceira pista e também visando desenvolvimento econômico regional e a logística do transporte de cargas”, ressaltou Basegio.
Participaram da audiência pública o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística Claudemir Bragagnolo; representante do DNIT, Daniel Benke; deputado estadual e prefeito eleito de Passo Fundo, Luciano Azevedo; vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello; representando a Câmara de Vereadores, o vereador José Eurides de Moraes; presidente da Ampla e Prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin; presidente da Acisa, Marco Silva, vice- Presidente da Federasul, Jocélio Cunha; reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Sousa; prefeito eleito de Carazinho, Renato Suss; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Planalto Médio, Izonir Canalli e o vice-presidente, Dimas Froner; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, Milton Schmitz; presidente da Acic de Carazinho, Fernando Biazus; representante da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Borges; diretor institucional da Coviplan,José Luis Espanhol; vereadores, empresários e estudantes que utilizam a rodovia.
Pedido para duplicar BR 285 será feito ao DNIT
· 2 min de leitura