Barragem próximo de atingir volume máximo

Faltam apenas 30 cm para barragem da Corsan atingir o nível máximo. A expectativa é de que este índice seja alcançado em uma semana, com uma média diária de chuva de cinco centímetros.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Somente cinco meses  após o final da pior seca dos últimos 70 anos em Passo Fundo, o volume de água na  barragem da Corsan, às margens da BR 285, saída para Lagoa Vermelha, está perto de atingir o nível máximo. São apenas 30 centímetros abaixo do vertedouro. A expectativa é de que este índice seja alcançado no máximo em uma semana, com uma média diária de chuva de cinco centímetros.

No período mais crítico da seca, o nível baixou cinco metros. Situação que levou os técnicos da Corsan a anunciarem, no dia 1º de junho, o racionamento de água no município. Medida que acabou sendo suspensa  em razão de obras emergenciais, como a transposição do Rio Jacuí, perfuração de poços artesianos,  incidência de chuva nos dias seguintes e redução do consumo por parte da população.

Técnicos  acompanham a  evolução gradativa do volume de água. De acordo com o chefe da coordenadoria operacional de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel, assim que atingir o nível máximo, haverá uma reunião para avaliar a situação. A previsão é de que a transposição do Rio Jacuí para o reservatório seja suspensa. Os cinco poços artesianos perfurados no local serão desligados. “Como foi feito um investimento de equipamentos para instalação destes poços, eles permanecerão no local como uma reserva técnica” explica Maciel.

Restando ainda uma semana pela frente, o mês de outubro já é o mais chuvoso do ano, com 209 milímetros, 36% acima da média. Somente na segunda-feira, choveu 85 milímetros durante 12 horas ininterruptas. Maciel observa que a incidência de chuva tem contribuído para a recuperação das nascentes existentes na área do reservatório. “Essas fontes são fundamentais para ajudar a elevar o nível da barragem” diz.

Com as duas barragens (BR 285 e Miranda) praticamente cheias, a expectativa para enfrentar o verão que se aproxima é de otimismo. Maciel afirma que o volume de água dos dois reservatórios tem condições de abastecer o município de Passo Fundo por pelo menos seis meses, mesmo sem a incidência de chuva ao longo deste período. “Temos uma boa reserva acumulada nestas duas barragens. Apesar disto, a população precisa ter consciência sobre o uso racional da água, evitando desperdícios” comenta.  
 
Previsão
Se depender da previsão para os próximos dias, a barragem da BR 285 deve ficar completamente cheia até o final de semana. De acordo com observador metereológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, há possibilidade de chuva a partir de sexta-feira. Além de outubro, apenas os meses de junho e julho ficaram acima da média. Cenário que justifica um déficit hídrico de 35% em relação à média anual que é de 1.803 milímetros.

Carga de lixo
Funcionários da secretaria do interior retiraram na tarde desta terça-feira, uma carga de lixo acumulado nos três tubos do riacho Pinheirinho, na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior de Passo Fundo. Com a chuva de segunda-feira, a passagem ficou obstruída. A água transbordou sobre a estrada impedindo a passagem dos veículos. Entre o material retirado do riacho havia pneus, centenas de garrafas pet, arames, sacolas plásticas, pedaços de árvores, entre outros. Os funcionários também espalharam uma carga de pedra sobre o trecho da estrada.

Gostou? Compartilhe