O programa infantil Mundo da Leitura, produzido na Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio da UPFTV, estreia mais uma temporada, trazendo ao público as peripécias da turma do gato Gali-Leu. O programa tem em sua missão ser atraente, gerar curiosidade, confirmar valores, ter fantasia, não ser apelativo, gerar identificação, mostrar a realidade, despertar o senso-crítico, incentivar a autoestima e preparar para a vida. Esses princípios referenciam o roteirista, professor Paulo Becker, o diretor Carlos Teston e toda a equipe do Mundo da Leitura - o Centro de Referência em Literatura e Multimeios e os profissionais da UPFTV, que junto com a equipe do Canal Futura, organizam e selecionam os conteúdos que vão ao ar na UPFTV e nas grades de programação do Canal Futura e da Globo Internacional. Tal responsabilidade está consolidada após mais de 200 episódios do programa, que completa uma década em 2013.
Na nova temporada, os personagens, mais do que nunca, se envolvem em muitas situações, sempre evidenciando seus diferentes traços de personalidade, permitindo que cada criança se identifique com suas características. Estão de volta Gali-Leu, Borralheira, os filhotes Alice e Alberto, Natália e Mil-Faces, sendo os dois últimos os personagens humanos do programa, e os vilões Reco-Reco e Ratazana, que representam o eixo do mal.
A nova temporada tem estreia nacional no canal Futura nesta quarta-feira, dia 24, às 10h30min, e pode ser assistida no canal 4, aberto, com reprises no sábado, 27 de outubro, às 11h, e domingo, dia 28, às 9h.
Sinopse
Alberto começa a sofrer, na escola, com a brincadeira dos colegas, que não acreditam ter ele visitado Gaia. Gali-Leu e Borralheira ficam apreensivos com suspeita de que o filho está sofrendo bullying e visitam o colégio. Enquanto isso, Ratazana bola um novo estratagema para expulsar os gatos do Mundo da Leitura. Ela revê seus velhos alfarrábios sobre hipnose, depois faz alguns testes com o Reco-Reco, e finalmente passa a abordar e hipnotizar as crianças que frequentam o Mundo da Leitura, plantando em suas mentes falsas lembranças sobre maus tratos que teriam sofrido do Gali-Leu. Os pais das crianças começam a se mobilizar e exigem que Gali-Leu deixe o Mundo da Leitura. Gali-Leu não entende o que está acontecendo e não consegue vislumbrar uma solução para o impasse. Alberto e Alice, com a ajuda de Mil-Faces, fazendo às vezes de detetive, tentam desvendar o caso.
Mundo da Leitura da UPFTV estreia nova temporada
· 1 min de leitura