OPINIÃO

Fontes em Off - 26/10/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desemprego
A taxa de desemprego registrada em setembro (5,4%) é a menor para o mês desde o início da série histórica do IBGE, em 2002. Em relação ao resultado de agosto (5,3%), o índice ficou praticamente estável. Na comparação com setembro de 2011, quando a taxa chegou a 6%, houve redução de 0,6 ponto percentual. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada ontem. O levantamento inclui as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, do Recife, Rio de Janeiro, de Salvador e São Paulo. O comércio registrou crescimento de 3,7% na passagem de agosto para setembro, com abertura de 153 mil vagas. A área outros serviços teve aumento de 80 mil postos e registrou 2% de expansão. Já a indústria perdeu 49 mil vagas, uma queda de 2,6%.

Compensações
O Rio Grande do Sul perde R$ 2 bilhões por ano sem compensação para as exportações. Para regularizar o problema, proveniente da não efetivação da Lei Kandir, foi apresentada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a compensação imediata aos exportadores. O deputado federal Alceu Moreira, PMDB, relator da matéria, afirma que somente o Rio Grande do Sul perde R$ 2 bilhões por ano sem compensação. A proposta em tramitação obriga a União a repassar aos estados 40% da arrecadação do Imposto sobre Produção Industrial (IPI) incidente sobre as importações, sendo 25% desse valor repassado aos municípios envolvidos.

Visita
O diretor da Fundação Zoobotância Cultural e de Turismo Roselândia (Funzoctur), Antônio Augusto Reveillau, recebeu a visita do Cavalieri Aldo Alessandri, do Comitato Piazza Itália. Alessandri entregou a Reveilleau, um carta assinada pelo presidente da Região de Roma XIII, Giacomo Vizzani, em agradecimento ao material de divulgação do município de Passo Fundo enviado pelo diretor da Fundação através do cavalieri em sua última viagem. Aldo esteve em Roma no mês de setembro, acompanhado dos professores do Garra Paulo Fernando de Oliveira e André D'Agostini.  Giacomo Vizzani, agradeceu o material e principalmente as ações de valorização da cultura Italiana realizadas em Passo Fundo. Existe um pacto pela amizade entre as duas cidades há cerca de três anos. Antônio Augusto destacou a importância de manter os laços mesmo com a distância, e o respeito que as cidades tem entre si.

Seminário
O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo realiza dia 30 o 3º Seminário de Reflexão das Práticas Docentes dos Servidores Municipais de Passo Fundo. O encontro será no Igaí Eventos e tem por objetivo propiciar aos professores municipais uma oportunidade para um aperfeiçoamento de forma pessoal e profissional. Neste encontro vários assuntos serão abordados em nível educacional e de vivência pessoal. Os temas serão tratados por profissionais habilitados e com experiência no assunto.  Para esta edição estão sendo esperados aproximadamente 1.200 professores.

Ícone
Morreu na noite desta quarta-feira (24), o jornalista e professor Tatata Pimentel (74 anos). Vítima de um infarto, Tatata foi enterrado às 17h desta quinta-feira (25) no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Roberto Valfredo Bicca Pimentel nasceu em Santa Maria, em 1938. Em Porto Alegre, foi aluno do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Tatata se formou em Artes Dramáticas, Direito, Letras e Jornalismo e se doutorou em Teoria Literária.

Mais um dígito
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o país. A mudança vai até dezembro de 2016. No interior de São Paulo, nas regiões com códigos DDD de 12 a 19, a implantação do nono dígito será feita até dezembro do ano que vem. Os últimos estados a adotar o nono dígito nos celulares serão o Acre, o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Paraná, Rondônia, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Tocantins. Até o dia 31 de dezembro de 2016, a medida deve ser adotada para os DDDs 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68 e 69.

Gostou? Compartilhe