7ª CRE contrata 38 novos professores concursados

Educadores estarão nas escolas já na próxima segunda-feira (5) e incluídos na folha de novembro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os primeiros professores aprovados no concurso para o magistério estadual para trabalhar na 7ª Coordenadoria Regional de Educação foram nomeados nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31) em Porto Alegre, durante o mutirão realizado de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SARH) e Brigada Militar. Eles foram aprovados no Concurso Público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em abril.

Segundo a coordenadora regional de educação, Marlene Silvestrin, foram convocados para as escolas da 7ª CRE, 38 novos educadores, do total de 150 professores alcançaram a nota mínima no concurso. Para as escolas de Passo Fundo, foram contratados 11 professores. Já incluídos na folha de pagamento de novembro, os docentes devem iniciar as atividades na escola na próxima segunda-feira (5). O salário de um professor iniciante com a carga de 20h é de cerca de R$ 800,00.

A nova forma de empossar aprovados em concurso foi inaugurada no Estado pela Brigada Militar, de forma exitosa. “Tradicionalmente um professor depois de ser empossado poderia esperar até nove meses para receber o primeiro salário. Além da desburocratização, o processo possibilita o ingresso mais rápido do professor em sala de aula”, explica o secretário da Educação Jose Clovis de Azevedo, salientando que o quadro do magistério ganha em qualificação.

Estado
Até o início de janeiro de 2013 os 5,5 mil professores aprovados no concurso terão sido empossados. A intenção era de nomear 10 mil novos profissionais, mas praticamente a metade dos candidatos foram reprovados no concurso. Os profissionais foram divididos em grupos de 1,1 mil. Nesta primeira turma, foram empossados 1.193 professores e a cada 15 dias, novos servidores devem ser contemplados. Em janeiro, quando todos os aprovados tiverem tomado posse, a Seduc realizará processo de formação dos educadores, em parceria com a SARH. Azevedo anunciou que a Secretaria já trabalha na organização de novo concurso. A intenção, explica o secretário da Educação é abrir pelo menos mais 10 mil vagas na rede e substituir até 2014 a maioria dos contratos vigentes. “Ao diminuir contratos, diminui a instabilidade do quadro de professores das escolas”, frisa. O governo do estado pretende realizar um novo concurso no início do próximo ano.

Gostou? Compartilhe