Extensionistas participam de curso

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo de 18 extensionistas de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar está participando de um curso de Formação de Multiplicadores em Panificação e Confeitaria Artesanal, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas e teve como instrutora a pesquisadora Eliana Guarienti.  De acordo com a assistente técnica regional da Emater, Luciana Gobbi, as extensionistas têm um trabalho muito próximo com grupos de merendeiras dos municípios e com agricultores que são fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. “Por isso, capacitações como essa auxiliam na qualificação do trabalho desempenhado pela extensão rural. Sempre é importante parar, reciclar os conhecimentos e aprender sempre mais”, avalia Luciana.

Na parte teórica, a instrutora Eliana apresentou o histórico do uso do trigo como alimento; aspectos normativos do trigo, farinha e derivados; o trigo e as principais matérias-primas da panificação; equipamentos e acessórios; métodos, defeitos de pães e produtos de confeitaria; cálculo de custos de receitas; higiene e boas práticas de fabricação e testes utilizados para determinação da qualidade da farinha de trigo. As aulas práticas incluem confecção de pães, bolos, cucas, bolachas e biscoitos; dosagem de produtos, testes práticos utilizados para determinar a qualidade da farinha e avaliação da qualidade dos produtos de panificação.

Essa é mais uma das capacitações realizadas em parceria entre a Emater e a Embrapa na região norte do Rio Grande do Sul, visando à aproximação entre pesquisa e extensão. Para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Jorge Buffon, essa proximidade tem dado bons resultados no meio rural. Para o chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Trigo, Adão da Silva Acosta, a instituição se preocupa que os resultados da pesquisa cheguem ao campo. “Tivemos um ano intenso de atividades nessa parceria e o efeito multiplicador para nós é muito importante. Os técnicos e extensionistas da Emater são fundamentais nesse processo para que as informações cheguem às famílias de produtores”, afirmou.  Nos dias 06 e 07 de novembro haverá mais uma edição deste mesmo curso, com outro grupo formado por 17 extensionistas.

Gostou? Compartilhe