Feriado será de supermercados fechados

Nesta sexta-feira (2), feriado do Dia de Finados, alguns serviços terão horários de funcionamento alterados

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriadão que começa na sexta-feira (2), por conta do Dia de Finados, e se estende até o domingo (4) será de grande movimentação de passo-fundenses e pessoas de outras cidades e regiões que buscam visitar os cemitérios da cidade. Para garantir a tranquilidade das visitações, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais tomou uma série de providências para garantir a limpeza e toda a estrutura adequada para atender aos visitantes.

A sexta-feira também será de horários diferenciados de atendimento em alguns setores. Os supermercados, por exemplo, não abrem, mas voltam a funcionar normalmente no sábado (3). No shopping Bella Città, a praça de alimentação terá horário normal de funcionamento, assim como o cinema, mas as lojas terão abertura facultativa.
Confira o que muda no feriadão

Supermercados
Em nota, o Sincogêneros (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Passo Fundo) informou que os mercados, supermercados e hipermercados não abrirão na sexta-feira, dia 2 de novembro, Dia de Finados. O horário de atendimento no sábado será normal.

Cinema
No Shopping Bella Città, o horário de funcionamento do cinema será normal na sexta-feira (2) e também durante o final de semana. Já no Bourbon Shopping, as salas não abrirão na sexta-feira, mas terão horário normal no final de semana.

Coleta de lixo
Em virtude do feriado, a coleta de lixo não será realizada na sexta-feira (2) e também a coleta seletiva no bairro Integração não vai ser realizada. No sábado, 3 de novembro, a coleta retorna ao normal. Mais informações podem ser conseguidas através do Alô Codepas 3045 – 1968 ou 0800 601 1968.

Ônibus
Com o feriado, os ônibus trabalharão com horário de domingo durante a sexta-feira. No sábado (3), voltam aos horários de costume. A Codepas colocará linhas especiais passando por alguns cemitérios, são elas:
* Linha São José Sechi: cemitério dos Ribeiros e Petrópolis
* Linha São Luiz Morada do Sol: cemitério São Miguel e Petrópolis
* Linha Jaboticabal Hospital Municipal: cemitério São Miguel e Petrópolis
* Linha São Cristóvão II Operária: cemitério Vera Cruz
* Linha Valinhos Petrópolis: cemitério Petrópolis e Vera Cruz
* Linha Zachia Petrópolis: cemitério Petrópolis e Vera Cruz
* Linha Santo Antonio Donária: cemitério dos Ribeiros

Rodoviária
Na quarta-feira (31) o movimento de passageiros na Estação Rodoviária estava normal, mas a procura por passagens para o feriadão já era grande. A expectativa é que hoje, quinta-feira, o movimento aumente, especialmente no final da tarde e à noite. Durante o feriadão, a previsão é de um aumento de cerca de 40% na movimentação. Já estão confirmados pelo menos quatro ônibus extras para os destinos mais procurados, que são Porto Alegre e Caxias do Sul.

Cemitérios
De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Sebastião dos Santos, é esperado o fluxo de 60 mil pessoas em visita aos cemitérios durante o feriado. “A cidade é grande e temos cemitérios já históricos. Vamos atender a nossa comunidade e a que vem de fora para visitar seus entes queridos e fazer suas homenagens”, comenta.

Conforme ele, está tudo preparado para receber os visitantes. “Estamos no acabamento dos cuidados necessários em relação à manutenção, limpeza e preparo”, explica. São oito os cemitérios de Passo Fundo sob responsabilidade da secretaria. “No feriado, haverá missa pela manhã no cemitério da Vera Cruz, na capela, por isso deixamos tudo preparado, toda a estrutura necessária”, salienta. Santos lembrou ainda que foi solicitado auxílio da Brigada Militar e da Guarda Municipal para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, em virtude da grande movimentação de pessoas.

Como nos anos anteriores, permanece a recomendação para evitar uso de água nos vasos de flores com o objetivo de prevenir o aparecimento de larvas do mosquito da dengue. “Deixamos um material na entrada dos cemitérios para que as pessoas possam usar nos vasos. Em alguns cemitérios disponibilizamos pó de brita e em outros, areia para que quando colocarem suas flores que coloquem também este material até a borda dos vasos sem deixar espaço para empoçar água”, destaca o secretário. Além disso, foram colocadas lixeiras para atender a comunidade.

Gostou? Compartilhe