Passo-fundenses enfrentam forte calor em visitas a cemitérios

Cemitérios lotaram no dia em que os fiéis católicos homenageiam seus familiares e amigos que já faleceram.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os oito cemitérios de Passo Fundo esperam 100 mil de visitantes hoje (2), Dia de Finados. Só no cemitério da Vera Cruz, onde estão sepultadas mais de 60 mil pessoas, a expectativa era de receber 50 mil visitantes. No local, foram realizadas duas missas pela manhã, mas a movimentação foi intensa até o final da tarde. Diversas famílias estiveram no local para limpar túmulos, colocar flores e velas e orar pelos entes queridos.

No segundo maior cemitério da cidade, localizado no Bairro Petrópolis, familiares e amigos visitaram os túmulos sob o forte de sol com temperatura que chegou a perto dos 30°C. O casal Miguel Arcanjo e Alice dos Santos aproveitou o início da tarde para visitar os jazigos dos pais que estão sepultados em três cemitérios da cidade. Apesar do forte calor, o horário foi uma alternativa para fugir do maior momento, que aconteceu pela manhã no local e também para aproveitar um pouco do feriado. "Como temos nossos pais sepultados em nos cemitérios Jardim da Colina, dos Ribeiros e na Petrópolis, o caminho é longo”, disse o aposentado. Os dois apenas reclamaram do calor intenso, o que, segundo eles, dificulta a caminhada pelo cemitério. O cemitério da Petrópolis tem 50 mil pessoas enterradas. No local, foi realizada uma missa pela manhã.

 

Comércio de flores e velas

Esperado durante o ano inteiro pelos comerciantes, o Dia de Finados não foi tão lucrativo para quem resolveu tentar a sorte e montar barracas para vender flores e velas.

A comerciante Aline Bergmann, que há anos trabalha no entorno do cemitério da Petrópolis  constatou uma baixa no número de vendas. “Os clientes se anteciparam e compraram as flores no centro da cidade durante a semana”, relatou. Trabalhando desde às 6 horas, outro vendedor ambulante, Dionson de Lima também reclamou da queda nas vendas. “No ano passado vendi mais que o dobro de velas e flores”, disse.

 

Réquiem da Paz
O Cemitério Memorial da Paz realizou na noite de quinta-feira (1º) o terceiro Réquiem da Paz. Com a apresentação de cinco corais, o evento é uma homenagem realizada a todas as pessoas sepultadas naquele local. Cada grupo apresentou duas canções e no final da apresentação, os corais se reuniram para cantar duas músicas. Ainda como parte da programação do Dia de Finados, foram celebradas nesta sexta-feira, duas missas às 9h e às 17h.

 

Gostou? Compartilhe