O movimento foi intenso durante a aplicação das provas no final de semana. A maioria dos estudantes chegou com antecedência para procurar as salas e já caminhavam pelo Campus com o cartão de confirmação na mão. Alguns alunos ainda levaram material para estudar nos minutos antes da prova. Em todo o país, mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem. O exame é aplicado em 15.076 locais de prova distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões do país.
Os portões de acesso foram abertos às 12h e fechados às 13h. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado (03), os participantes responderam as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (04), foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
O Enem é para muitos a porta de entrada para ingressar no ensino superior. O resultado pode ser considerado no processo seletivo de instituições públicas e privadas e é critério decisivo para a obtenção de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
A aluna de enfermagem Cleide Maciel do Amaral, de 32 anos, de Mato Castelhano, realizou o Enem para tentar uma bolsa de 100% no curso. “Estudei muito em casa. Imprimi as provas de edições anteriores também. Estou preparada para fazer a prova”, declarou Cleide.
Nesta edição, Cleide também contou com o apoio da sobrinha, Sabrina Maciel do Amaral, de 17 anos, para estudar. Sabrina que realizou pela primeira vez o Enem está em busca de uma boa nota para conseguir uma bolsa para a faculdade de Odontologia. Ela termina o ensino médio neste ano e fará o vestibular em seguida. “Os professores da minha escola já prepararam os alunos para o Enem durante as aulas. Uma das principais preocupações é sempre a redação”, disse Sabrina.
Vazamento de imagens
A equipe de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou casos de vazamento de imagens em locais de prova em estados como São Paulo, Mato Grosso, o Espírito Santo e o Paraná. Por causa disso, foram retirados das salas de prova e eliminados 37 candidatos. De acordo com o Inep, o uso de celular é proibido nos locais de prova. Quem estiver com o aparelho, deve colocá-lo em um envelope lacrado, embaixo da carteira.
Redação
O tema da redação do Enem 2012 foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Neste ano, houve mudanças na metodologia de correção da prova de redação. Também a partir deste ano, os candidatos passaram a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos. Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.