“Os voluntários envolvidos no Mutirão da Cidadania participam do projeto porque eles realmente têm vocação para este trabalho comunitário”. A declaração da coordenadora do Mutirão da Cidadania e da Escola de Direito da Imed, Thaise Nara Graziottin Costa, enfatiza o comprometimento com a comunidade. Um grupo de voluntários formado por alunos e professores da Imed com o apoio de algumas entidades do município desenvolvem gratuitamente diversas atividades de orientações jurídicas, odontológicas, psicológicas, digital, de economia doméstica, de nutrição e de saúde nas periferias do município. Ações que contribuem para mudar a realidade de centenas de pessoas e proporciona aos acadêmicos momentos de cidadania, aliando teoria à prática.
No ano de 2013, o projeto contará com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O dinheiro será investido no V Mutirão de Cidadania e no I Seminário de Responsabilidade Social e as Instituições de Ensino. Uma forma de reconhecimento do trabalho que atingiu em 2012 cerca de mil moradores.
O evento realizado pela Imed conta com o apoio do Centro de Juventude Leão XIII, União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf), Sesc, Escola de Trânsito da Polícia Militar, Escola de Enfermagem da UPF e Escola Técnica de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo.
Conforme a coordenadora do Mutirão da Cidadania, são promovidos anualmente quatro mutirões e palestras são agendadas em outros momentos abordando temas como a mediação de conflitos, Lei Maria da Penha, direito previdenciário e trabalhista, entre outros assuntos.
Durante os mutirões são realizadas atividades de encaminhamento para atendimentos jurídicos, orientação para escovação e saúde bucal, inclusão digital, diálogos sobre transtornos psicológicos, testes de glicose, medição de pressão arterial, educação para o trânsito, informações sobre direito de família, diálogos sobre acesso à justiça, serviços de cabeleireiro, massagem estética e estética facial, oficinas de padaria e confeitaria.
Em 2011, os bairros beneficiados foram o Zachia (19/05), Victor Issler (16/06), Vila Ipiranga (15/09) e Bom Jesus (20/10).
Benefícios do Mutirão
Conforme a coordenadora do Mutirão da Cidadania o projeto contribui para que as pessoas tenham acesso à informação de como buscar os serviços e recebem esclarecimentos jurídicos e de saúde. A professora Thaise enfatizou a importância do grupo Mulheres da Paz que faz a ponte com a comunidade e também de entidades parceiras, principalmente a Leão XIII. “As Mulheres da Paz estão inseridas nas comunidades e conhecem a realidade dos moradores. Elas esclarecem dúvidas e também nos repassam as necessidades destas comunidades. A Leão XIII também tem um papel muito importante no projeto e no desenvolvimento de ações de cidadania”, ressaltou a coordenadora do Mutirão.
Grupo comprometido
As pessoas que atuam no projeto são voluntárias. A coordenadora do projeto frisou que elas participam porque realmente têm vocação para este tipo de trabalho. São mais de 400 voluntários envolvidos.
O Mutirão da Cidadania também contribui para a experiência de acadêmicos e professores da Imed. Eles aperfeiçoam as suas habilidades e as técnicas jurídicas através das consultas que realizam gratuitamente nos bairros. “O aluno que participa do projeto volta com outro olhar. A ideia é fazer com que os acadêmicos e professores sejam agentes de mudança contribuindo para mudar a realidade dos cidadãos das periferias do município”, ressaltou Thaise.
Bons frutos
O projeto já rendeu resultados positivos. Além do recurso da (FAPERGS), a Imed recebeu o selo “IES Socialmente Responsável”, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) enfatizando que a instituição é comprometida com a educação e a sociedade. Duas acadêmicas da Imed já foram contempladas com o Prêmio da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) de Direitos Humanos.
Próximas atividades
As atividades serão mantidas e ampliadas em 2013. Até o momento foram confirmados os mutirões na Escola do Centro Comunitário Leão XIII, no Zachia (18/05) e na Escola do Centro Comunitário Leão XIII, no bairro Victor Issler (22/06). As palestras acontecerão nos dias 20, 21 e 25 de maio. O I Seminário de Responsabilidade Social e as Instituições de Ensino será no dia 26 de maio. O evento tem como objetivo de dialogar as contribuições que as instituições de ensino realizam para a comunidade do município.