Greve do Detran prejudica alunos em Passo Fundo

Avaliadores deixaram de aplicar provas no município durante alguns dias nesta semana. Na sexta-feira pelo menos 30 alunos deixaram de fazer o exame

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dezenas de alunos de Centros de Formação de Condutores de Passo Fundo já foram prejudicados nesta semana devido à greve dos servidores do Detran-RS. Provas práticas de direção que estavam agendadas não foram realizados devido a falta dos examinadores. Instrutores reclamam que as escolas não foram orientadas pelo órgão sobre como proceder, nem receberam aviso de cancelamento dos testes. Na manhã de sexta-feira, 9, pelo menos 30 pessoas aguardavam a realização do exame no Parque da Gare, mas foram frustrados com a ausência dos examinadores.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Detran, todos os alunos que tiveram problemas terão a prova reagendada sem nenhum custo. Mesmo os que estão no final do prazo para realização do exame terão uma prorrogação para não serem prejudicados pela greve. Os alunos manifestaram a insatisfação pelo dia de serviço perdido para o exame, bem como a necessidade de realizar mais aulas para uma futura prova. Vanessa Ramos, 21 anos, precisou pedir dispensa do trabalho e terá descontados R$ 100 pelo dia perdido. “Tem também as aulas que eu fiz a mais para a prova e precisei pagar por elas. Nós merecíamos pelo menos uma resposta”, ressaltou.

A situação dela é parecida com a de Katiane Dutra, 20 anos. Ela está com o prazo para a realização da prova próximo de terminar. Ela conta que devido a correria do dia a dia acabou atrasando a realização do exame. “Nos testes eles são extremamente rígidos, mas não tem a menor consideração por quem vai fazer a prova e não teve nenhuma notificação”, disse. Rocheli Stieven, 24 anos, esperava para fazer o exame pela primeira vez. “Estava com toda a expectativa, me preparei durante toda a semana fazendo aulas antes e depois do horário de trabalho. É muito frustrante. Certamente vou precisar de mais aulas para realizar a prova mais tarde”, observa ela lembrando que sabe que o CFC e os instrutores não são culpados pela situação.

A instrutora Elisa Lima acompanhou o grupo na sexta-feira. Ela revela que o sentimento de frustração dos alunos. “Eles estavam todos preparados para esse momento e chegaram aqui e não vão realizar a prova. É um momento de muito nervosismo”, pontua.

Provas
Segundo a direção do Detran, 90% dos 3 mil exames práticos aplicados diariamente em todo o Estado não foram realizados devido a paralisação também dos examinadores, cuja função exige curso especializado. Já as provas teóricas em Porto Alegre e nas cidades onde há unidades regionais do Detran/RS (Caxias do Sul, Alegrete, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo) estão ocorrendo normalmente, pois nesses locais são eletrônicas. O número de exames prestados em papel chega a 1,2 mil por dia, sendo que já deixaram de ser feitos aproximadamente 720.

Os candidatos que não puderam realizar as provas por falta de examinador deverão efetuar o reagendamento junto ao CFC. A direção do Detran/RS aguarda o retorno dos servidores às atividades e avalia medidas a serem implementadas para a retomada dos exames.

Gostou? Compartilhe