A sétima edição do maior evento empresarial do município foi marcada pela participação de empreendedores de todos os portes. A Exposição do comércio, indústria, serviços e agroindústria de Passo Fundo encerrou domingo, 11, no Bourbon Shopping. Um dos fatores que influiu na diversificação do evento foi o espaço inédito destinado à agroindústria familiar. Com 140 expositores que chegou a 140 e de estandes O coordenador executivo da mostra Agenor Casteli avalia que o crescimento é fruto da consolidação do evento. “Os expositores mostram-se mais satisfeitos considerando o acréscimo de 100% da rodada de negócios, em comparação ao ano passado”, comentou. Casteli apontou ainda a crescente participação do setor de educação, com oito instituições de ensino nesta edição. A expectativa é de uma pequena ampliação do público em relação ao ano passado, quando foram registradas 30 mil visitantes.
Agroindústria
A produtora de flores Eunice Ilha foi uma das estreantes no espaço para a agroindústria criado este ano. Ela considera que embora as vendas tenham sido pequenas a participação na Expoacisa funciona como uma vitrine importante que pode impulsionar vendas posteriores ao evento. “É muito boa esta oportunidade porque muita gente não sabe que existem produtores de flores aqui em Passo Fundo”, analisa.
A área destinada aos pequenos agricultores, além da divulgação, ofereceu aos visitantes a degustação e venda de produtos, como embutidos, biscoitos, erva mate e sucos. “É um pequeno segmento que pode crescer muito”, prevê Casteli sobre a agroindústria.
Implementos agrícolas
O setor da indústria teve outra novidade, com a exposição de implementos agrícolas pela primeira vez. A Kuhn, fabricante de máquinas agrícolas, apresentou aos visitantes o premiado distribuidor de fertilizantes Accura. O auxiliar comercial Felipe Birk avaliou que a exposição do equipamento chamou atenção do público. “Eles buscam informações e o contato feito aqui pode ocasionar uma visita posterior”, comentou.