Seminário discute a formação do leitor

Escolas do Campo e do Mais Educação se qualificam em formação sobre dinâmicas de leitura.

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Para criar um leitor é preciso oferecer diferentes caminhos para sua compreensão e formação da leitura, não somente da palavra, mas também da imagem, da arte e da contextualização dessas informações em seu cotidiano. O Seminário das Escolas do Campo e do Mais Educação, organizado pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SME), debateu dentro de uma programação que visou instrumentalizar os profissionais com informações ao processo de formação do leitor e dinâmicas de incentivo a leitura, a demanda de formação dos diversos atores sociais envolvidos nos programas que integram as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e as estratégias para incentivar a ampliação da jornada escolar e organização curricular. 

Os representantes de 41 escolas estaduais do Mais Educação, 32 Escolas Campo, e bibliotecários das escolas estaduais e municipais de Passo Fundo iniciaram o debate com uma reflexão proposta por um grupo de alunos da 7ª série da Escola Estadual Ensino Fundamental João Rosso que apresentou a peça “Limpeza do Rio Passo Fundo”. A escola que utiliza do teatro para propor uma nova leitura sobre temas importantes abriu a discussão do seminário que ocorreu nessa quarta-feira (14) na Faculdade Anhanguera. A peça foi criada dentro da Semana da Água pelos alunos que repercutiram matérias jornalísticas que falavam sobre a poluição no rio. “Trabalhamos a questão ambiental, que faz parte da nossa realidade, e os próprios alunos propuseram diálogos e temas para a peça, juntamente com uma paródia que fizemos com a música Gaúcho de Passo Fundo do Teixeirinha para conscientizar as gerações futuras e percebermos o nosso papel”, explicou a professora Jubila Chaise Carapeços, responsável pelo projeto. 

A programação ainda contou com a palestra da assessora da Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria do Carmo Ferreira Mizetti, juntamente com a bibliotecária Alexandra Corso, sobre formação do leitor e dinâmicas de leitura. “Estar em Passo Fundo, que é uma referência nacional no quesito leitura, demonstra a importância desse contato direto com o educador. Temos que perceber uma nova ótica sobre a biblioteca escolar que precisa flexibilizar e deixar a criança interagir com o espaço e com os livros para criar uma intimidade e fazer dele um instrumento dinâmico em sua vida, e será esse o diferencial para a formação do cidadão crítico que queremos”, afirmou Maria do Carmo. 

Depois desse trabalho pedagógico os diretores e professores realizaram oficinas sobre Tecnologias Educacionais, Educação Inclusiva e Formação da Literatura Infantil. A coordenadora pedagógica da 7ª CRE Carla Luisa Vicenzi destacou mais esse processo de formação continuada. “A formação é uma das bandeiras que erguemos, pois é uma ferramenta para a mudança de conceitos e de planejamento, e assim conseguimos, em conjunto, encontrar novas possibilidades para que o processo de aprendizagem possa acontecer. Os professores estão aqui para aprender, realizar trocas, e estabelecer relações para nos aproximarmos de um protagonismo, pois é através da formação continuada que nos fortalecemos em busca da escola que sonhamos”, destacou. 

A formação continuada é uma prioridade da Seduc e da 7ª CRE. A intenção é proporcionar aos educadores da rede a possibilidade de refletir, discutir e debater temas que envolvem o fazer pedagógico no cotidiano escolar, socializar experiências e boas práticas educativas, difundir as políticas públicas educacionais e promover o encontro de professores e representantes das CREs com gestores da educação estadual numa garantia pela implementação do movimento de aprendizagem para todos. 

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