Estudantes debatem meio ambiente

Conferência que deve reunir 300 pessoas vai debater os cuidados que devemos ter com a cidade e o país

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O resultado de quatro meses de reuniões entre estudantes das redes pública e privada, juntamente com órgãos de educação e secretaria da Agenda 21, será conhecido a partir de hoje com a abertura da II Conferência Infanto Juvenil e 5º Encontro Infanto Juvenil do Meio Ambiente, que acontece no centro de eventos da UPF, a partir das 13h30.

Construído com a participação efetiva dos alunos, o evento deve reunir um público aproximado de 300 pessoas. Com o tema ‘Vamos cuidar de Passo Fundo e do Brasil com escolas sustentáveis’, a programação inclui apresentação de painéis, sobre projetos desenvolvidos  nas escolas a partir da temática  meio ambiente.

Levando em consideração o contexto dos estudantes, a conferência abordará nesta terça-feira à tarde, entre outros assuntos, saneamento básico,  segurança alimentar, proteção da biodiversidade e  cultura de paz.  A palestra de abertura, marcada para as 14horas,  será feita pela coordenadora geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Teresa Moreira. A programação inclui ainda apresentações artísticas e desfile ecológico.

Na quarta-feira, o evento  segue com apresentação dos painéis. Também haverá oficinas e participação de interlocutores para aprofundamento das questões.  “Na verdade Passo Fundo está adiantando em um ano a conferência nacional  que acontece em 2013. É uma maneira de ajudar as escolas a pensarem em educação ambiental como algo transversal, multidisciplinar, preocupada com o aproveitamento da água e a  coleta seletiva. O conceito de escola sustentável passa pelos eixo do currículo, infraestrutura e democratização”  explica Ademar Marques, representante da Agenda 21. Na avaliação do ecologista Carlos Eduardo Sander, também integrante da secretaria da Agenda 21, o envolvimento dos estudantes  ‘atende um dos objetos da política nacional  de  educação ambiental, que é de trazer o aluno para o processo de construção e busca de caminhos para a questão ambiental’ .

Conscientização através da rede

Alunos de pelo menos oito escolas, particulares e públicas participaram das reuniões. Para despertar o interesse dos colegas, o estudante da 8ª série, da escola Menino Deus, Natan Felipe Hoffmann, 14 anos, decidiu criar uma página no facebook, postando  fotos, textos e cartaz do evento. A estratégia, segundo ele, deu resultado. “Em uma semana, mais de 100 pessoas curtiram. Teve uma escola que ficou sabendo do evento pela página” comenta. O estudante disse ter ficado surpreso com a oportunidade de participar das reuniões. “Pensei que viria aqui apenas para olhar e escutar, mas vi que a nossa opinião é ouvida e levada em conta” afirma.

Aluna da escola Jerônimo Coelho, Gabriele Baril, 14 anos, também elogiou o espaço aberto aos jovens. “Os adultos ouvem e consideram nossa opinião. Isso é algo inovador para nós” comenta. Já a estudante da escola estadual Wolmar Salton, Eduarda Aresi Pereira, 11 anos, destacou a participação no curso de oratória, oferecido pela comissão organizadora através de uma parceria,  como forma de preparação para o evento.

Serviço

O que: II Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente e 5º Encontro Infanto Juvenil do Meio Ambiente

Quando:  20 e 21 de Novembro de 2012

Onde: Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo

Público: Alunos e Professores das Redes de Ensino: Municipal, Estadual e Particular, sendo 05 alunos e 01 professor (a) por escola, do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio: Totalizando 300 alunos e professores.

Gostou? Compartilhe