A sinalização ainda não concluída e a desatenção são os maiores problemas para os motoristas que trafegam na região da Vila Rodrigues após a implantação de diversas mudanças no trânsito. Enquanto ajustes necessários são realizados, a Guarda Municipal de Trânsito precisa orienta os motoristas mais distraídos. Conversões em lugares inadequados são o problema mais comum, principalmente nas imediações da Praça Capitão Jovino, próximo à Igreja Santa Terezinha.
Presidente Vargas
Quem se deslocou pela Avenida Presidente Vargas no sentido Centro – Bairro com a intenção de ingressar na Rua Prestes Guimarães fazendo uma conversão à esquerda teve dificuldades na terça-feira. O semáforo que controlará a manobra ainda não havia sido instalado. Conforme o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito Cristiano Novello o equipamento seria instalado ainda na tarde de ontem para dar segurança aos motoristas e pedestres.
Recuo
Outro ponto criticado pelos moradores na Avenida Presidente Vargas diz respeito ao recuo construído para dar acesso à Rua Daltro Filho. Para eles, o espaço deveria ser menor para garantir um fluxo melhor no trecho.
Praça
De acordo com Novello, os pontos mais complicados para a implantação das adequações ficam nas imediações da Praça Capitão Jovino, próxima da Igreja Santa Terezinha. As várias mudanças de sentido fazem com que muitos motoristas se atrapalhem e por vezes acabem entrando na contramão. Na manhã de ontem, em pouco menos de meia hora, a equipe do Jornal O Nacional flagrou pelo menos dois motociclistas que ingressaram na Rua Cel. Pelegrini de forma errada. “Passo por aqui quase sempre, mas não estava sabendo das mudanças”, disse um deles que não quis se identificar.
Sinalização
A maior parte dos pontos onde houveram mudanças já está sinalizada, no entanto alguns locais ainda precisam de alterações. Quem trafega pela Rua Cel. Pelegrini sentido bairro – centro pode ficar confuso na esquina com a Rua Prestes Guimarães. Uma placa antiga indica a proibição de uma manobra que passou a ser permitida com as alterações. Alguns gargalos e semáforos estão sendo readequados durante a semana para que as mudanças tenham o resultado previsto no planejamento. Além disso, durante pelo menos 15 dias os agentes da Guarda Municipal de Trânsito ficarão naquela região da cidade para orientar os motoristas.
Parada de ônibus
Os moradores da região estão contentes com as modificações. No entanto, alguns pedem a alteração da posição de uma parada de ônibus localizada quase na esquina entre as Ruas Cel. Pelegrini e Prestes Guimarães. “Moro no prédio da esquina e a parada de ônibus fica muito próxima da garagem, além de estar praticamente na esquina. Quando vamos sair de carro a visualização dos ônibus que fazem a curva fica difícil”, argumenta o morador Olavo Moraes, 61 anos. De acordo com ele, a parada poderia facilmente ser colocada alguns metros à frente sem prejuízos. Moradores e comerciantes também relatam que o trânsito tem fluído melhor, principalmente nos horários de pico. Problemas com congestionamentos em alguns horários foram resolvidos, bem como os espaços para estacionamento.
O morador Peri José Agostini, 72 anos, mora na Rua Prestes Guimarães próximo à esquina com Presidente Vargas há 40 anos. Para ele as mudanças são boas, mas algumas pessoas apresentam resistência. “O pessoal estava habituado com as ruas do jeito que eram e ficam um pouco brabos no início. É só questão de se acostumar”, opina o morador. Em pouco tempo de observação não é difícil de encontrar
Mudanças no trânsito: período de adaptação
· 2 min de leitura