Por ser uma das 180 instituições integrantes do Programa de Hospitais de Ensino dos ministérios da Educação e da Saúde, o Hospital da Cidade de Passo Fundo recebeu, nos dias 20 e 21 de novembro, a visita dos integrantes do grupo técnico de certificadores, nomeado pelos respectivos ministérios, com a finalidade de desenvolver o sistema de avaliação para manutenção da sua condição de hospital de ensino.
No Hospital da Cidade, o processo de certificação como hospital de ensino teve início em 2004 e a partir de então a instituição passou por sistemáticas vistorias de representantes dos dois ministérios, Dentre as exigências para a recertificação, estão a multiprofissionalização, a contemplação de pesquisa, ensino e assistência à população, a aplicação das pesquisas científicas aos pacientes e a busca pela melhoria do padrão de qualidade.
Também são requisitos, a avaliação das atividades de estágios acadêmicos e dos programas de residência médica. Além disso, as vistorias oportunizam a troca de experiências e o recebimento de orientações que colocadas em prática proporcionam melhorias no desempenho hospitalar.
Nesta oportunidade, os vistoriadores – Alessandra Castro (Ministério da Saúde), Rigeldo Augusto Lima e Joaquim Antônio Cesar Motta (Ministério da Educação), demonstraram satisfação ao perceberem melhorias em todos os aspectos avaliados. Por outro lado, destacaram o quanto é importante para a comunidade o empenho do Hospital da Cidade em melhorar a cada dia a qualidade do ensino, da pesquisa e da assistência.
Comissão Interministerial avalia HC
· 1 min de leitura