Maria Elizabeth
A Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia está trabalhando nos preparativos para a realização da missa em homenagem a Maria Elizabeth, a santa popular de Passo Fundo, falecida há 47 anos. O evento, marcado para o dia 25 de novembro, domingo, deve reunir aproximadamente três mil devotos, que virão de várias cidades do sul e até mesmo de fora do país. No ano passado, mais de 60 ônibus trouxeram romeiros para participar da missa. Conforme Antônio Augusto Reveilleau, diretor da Funzoctur, já estão sendo instalados o palco, cobertura e cadeiras para receber os visitantes. A missa vai ser rezada pelo padre José Squinor e começa às 10 horas, no cemitério da Vera Cruz.
CPERS
A Diretoria do 7º Núcleo do CPERS/Sindicato convida os filiados a participar das atividades previstas para a próxima semana. Na segunda-feira, 26, acontece a assembleia regional, no Salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, às 10h. Já na próxima quinta-feira, 29, será realizada em Porto Alegre a assembleia geral da categoria, com início às 13h na Praça da Matriz da Capital.
Destaque PGQP
O Memorial Vera Cruz foi um dos destaques do 7º Prêmio Tchê da Qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), que ocorreu no dia 20 de novembro, no SESC Passo Fundo. O Memorial Vera Cruz recebeu o diploma de participação na Autoavaliação 2012. O PGQP foi criado em 1992, com a missão de promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. O Memorial Vera Cruz é o segundo cemitério no Rio Grande do Sul a participar do programa. Representaram o cemitério na premiação Claudete Chaves, Anildo Pol e Solange Spiller Anesi.
Transferido
A Câmara de Vereadores deixou para a próxima semana a votação do projeto que estipula o Orçamento do Município para o próximo ano. A análise ocorreria na sessão plenária de quarta-feira (21), mas foi transferida para a segunda-feira, dia 26. Foram apresentadas 72 emendas, já analisadas pela Comissão de Orçamento e Tomara de Contas (COTC) e o valor total previsto para 2013 é de R$ 428 milhões.
Emprego
O aumento da oferta de vagas temporárias no comércio, neste fim de ano, começa a se refletir na queda da taxa de desemprego. A avaliação é do coordenador da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. O índice caiu de 5,4% para 5,3% entre setembro e outubro, o menor nível para o mês desde 2002. Segundo o economista, a queda de 0,1 ponto percentual na passagem de um mês para o outro reflete, principalmente, as novas vagas em São Paulo, região que tem peso de 42% na composição do indicador e funciona “como um farol” para outras regiões. A tendência, explica, é que o mesmo movimento seja verificado em outras regiões, nas próximas semanas.
Novo ministro
A posse do primeiro negro na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) fortalece a democracia do país, disse hoje o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Para o procurador-geral, Joaquim Barbosa dará uma contribuição “magnífica” para a construção do sistema de Justiça do Brasil. O ministro Joaquim Barbosa tomou posse ontem (22), às 15h, em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
Mensalão
O procurador-geral da República, também disse ontem que o resultado do julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, “não poderia ter sido melhor”. Para ele, a condenação dos acusados representa a “máxima” do direito penal do país. Ele voltou a defender, inclusive, que os réus sejam presos assim que terminar o julgamento. Após receber representação de um grupo de parlamentares contrários ao relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, Gurgel disse que a criação do colegiado tem ligação direta com o julgamento do mensalão. “Tudo que tem acontecido desde a criação da CPMI está relacionado ao mensalão”, disse ao admitir que tem recebido pressões de partidos aliados sobre esse posicionamento.
CPMI Cachoeira
O grupo de parlamentares ditos independentes, que entregou ontem o relatório final da CPMI ao procurador-geral da República, também aprese representação para que o Ministério Público Federal aprofunde as investigações de dados que não foram analisados. No documento, com 88 páginas, o grupo ainda reitera o apoio a Gurgel e pede o indiciamento de pessoas que, segundo eles, receberam recursos públicos pagos de forma fraudulenta à empreiteira Delta Construção. “Em razão de questões políticas partidárias, a CPMI não avançou. Isso significa que perdemos tempo, e o lixo não foi mostrado à sociedade brasileira”, disse o senador Pedro Taques (PDT-MT). O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também compõe o grupo.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |