Quando das janelas do Colégio Notre Dame, neste sábado (24), for feito o convite à comunidade de Passo Fundo e região para que se cante a alegria de viver, terá início a série de quatro espetáculos, compostos por uma hora de evangelização e arte, que é promovida, pelo sexto ano consecutivo, pela Congregação de Nossa Senhora e pelas instituições de ensino mantidas por ela no Rio Grande do Sul – Colégio Notre Dame Aparecida (Carazinho), Colégio Notre Dame e Escolas Notre Dame Menino Jesus (Passo Fundo). Realizada desde 2007, a Cantata Natalina, com seus cânticos, coreografias, poesias e encenações, já reuniu um público estimado de mais de 130 mil espectadores.
Após saudar a cidade de Passo Fundo pelo seu 150º aniversario, na sua estreia, comemorar os 85 anos de presença da Congregação de Nossa Senhora no Brasil, em 2008, cantar a paz, em 2009, celebrar a esperança, em 2010, e promover a vida, em 2011, na sua sexta edição, a Cantata Natalina homenageará a célula da humanidade: a família. A escolha pelo tema é justificada pela Coordenadora do evento, Ir. Maria Pin, que reafirma o caráter evangelizador do espetáculo de Natal. “Além de edificar os valores familiares, mostrados a nós pela família humana escolhida por Deus para acolher seu filho, com a Cantata da Família, também, agradecemos às famílias Notre Dame pela confiança na educação baseada nos preceitos de Santa Júlia Billiart – mãe espiritual da Congregação - e pela colaboração na realização das Cantatas anteriores”, comenta.
Nos 22 quadros artísticos que compõem o evento, a família será evidenciada como o projeto divino da Salvação, destaca a coordenadora artística do evento, Ir. Mirtes Helena Roman. “Partindo da Santíssima Trindade, na qual Deus se faz família e a exemplo da qual se constitui a família humana, pelo menos 500 estrelas vão representar - seja pelo canto, pela dança, pelo teatro ou pela arte circense - as diferentes constituições familiares, os desafios e os sentimentos que compõem o convívio em família”, conta.
Se o número de artistas supera as cinco centenas, entre cantores infantis (integrantes dos corais das instituições de ensino Notre Dame, estudantes das escolas municipais onde se realiza o projeto Pró-Arte - de fomento à produção artística e à cultura - e da parceria Notre Dame em Nova Boa Vista, Escola Municipal Santos Anjos) e adultos, dançarinos e atores das escolas promotoras, rapelistas e artistas circenses, nos bastidores, outras 300 pessoas estão envolvidas no espetáculo. Voluntários que se somam à equipe organizadora, pouco a pouco, ao longo de todo o ano, a fim de prover encantamento às noites que antecedem o Natal.
Além do espetáculo deste sábado (24), outras duas apresentações estão previstas para Passo Fundo, nas noites de 01 e 15 de dezembro. Em Carazinho, a Cantata Natalina acontecerá em 08 de dezembro. O espetáculo tem início sempre às 21h, contudo, os espectadores que desde a tarde ocupam as praças em frente ao Colégio Notre Dame e ao Colégio Notre Dame Aparecida já poderão prestigiar os shows de abertura, a partir das 20h10min. Na noite de estreia da Cantata da Família, a apresentação inicial estará a cargo da Orquestra Billiart – banda de sopro composta por integrantes do Programa Bombeiro Mirim.
Preparação intensa para a primeira apresentação
Planejada desde fevereiro, a Cantata Natalina envolve as comunidades educativas e os voluntários ao longo de todo o ano, seja com a cerimônia de lançamento (realizada em maio), com as celebrações de lançamento nas comunidades educativas Notre Dame (realizadas em agosto) ou com os ensaios dos grupos artísticos, que se intensificam a partir de setembro. Nesta semana que antecede a primeira apresentação, porém, os artistas se reunem com maior frequência. As dançarinas do Colégio Notre Dame, que se apresentarão logo no segundo quadro artístico, por exemplo, participaram de três ensaios, nestes dias que antecederam o espetáculo. É função delas, representar toda a intensidade e sentimento das músicas, através dos passos coreografados, explica a educadora responsável pelo curso livre de Dança Moderna na instituição de Ensino, Elisângela Rubert, que também interpretará o principal personagem do Natal, Jesus Cristo.
Trânsito fechado para a apresentação
Neste sábado (24), o trânsito na Avenida Brasil, nas proximidades do Colégio Notre Dame estará interrompido das 18h às 23h, nos dois sentidos, para a realização do espetáculo.
Abrem-se as janelas para a Cantata Natalina da Família
· 3 min de leitura