Incentivo à leitura, acesso à informação e aprendizado

ON nas Escolas : Para as professoras da Escola Wolmar Salton, trabalho com o projeto está sendo bastante proveitoso

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Subsídios para pesquisa, leitura e informação são algumas das possibilidades apresentadas pelo projeto ON nas Escolas. Com o trabalho realizado nas escolas, o resultado tem sido surpreendente, especialmente pela produção de textos por parte dos alunos. Esses resultados serão todos conhecidos na publicação que está sendo preparada para divulgar os textos escritos pelos alunos.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton a parceria no projeto está sendo realizada com as professoras Claudia Zimmermann Teixeira e Lúrea Inês Mattielo. Conforme a professora Claudia, o gênero jornalístico é conteúdo de aula para os alunos do sétimo ano. “Enriquecemos muito o trabalho de sala de aula, pois o Projeto ON nas Escolas forneceu subsídios de pesquisa para este estudo. Com a parceria escola e O Nacional o aprendizado aconteceu de maneira mais lúdica”, comenta.

Na turma da professora Claudia, o trabalho de estudo do gênero jornalístico está na reta final. “Já estudamos e produzimos notícias, entrevistas, reportagens, colunas e agora estamos no texto de opinião. Ainda montamos um jornalzinho dos sétimos anos para a Feira Interdisciplinar, que acontecerá dia 11 de novembro. E também pretendemos publicar alguns textos no caderno especial ON nas Escolas”, salienta.

Com o final do ano letivo se aproximando e, consequentemente, o trabalho com o projeto, já é possível fazer uma avaliação do trabalho. “Acredito que está sendo muito proveitoso estudar gênero jornalístico em parceria com o projeto ON nas Escolas, pois recebemos material de subsídio para aprofundamento teórico e como a escola foi presenteada com a assinatura do jornal, temos contato diariamente com a informação jornalística. Percebo que os alunos apreciaram bastante este estudo realizado em parceria e que levarão para suas vidas este aprendizado. Poder conhecer a produção do jornal foi muito importante, pois pudemos aliar a teoria (estudo do gênero) com a prática (produção diária do jornal)”, destaca a professora Claudia.

Instrumento de comunicação e aprendizagem
Além da professora Claudia, a professora Lúrea também realizou o trabalho em parceria com o projeto. Para ela, o jornal é um facilitador da aprendizagem. “A avaliação se faz contínua, persistindo através dos trabalhos direcionados e citados na questão anterior. É de total importância, pois facilita a aquisição da aprendizagem e o treino da leitura, o que para as séries em questão é essencial. Quando se avalia o trabalho com o jornal, se consegue estabelecer uma relação de sociedade x aluno, e a partir dessas leituras reconhecer e avaliar o seu papel na sociedade ao qual está inserido e através desta avaliação aceitar ou tentar modificá-lo”, ressalta.

A professora optou pela parceria com o projeto ON nas Escolas com o intuito de tornar o conteúdo mais atrativo para os alunos. “Optei pelo trabalho com ON por ser um dos meios mais acessíveis em que a escola está inserida. Por considerar o jornal um instrumento de comunicação e por esse viés se transformar também em instrumento de aprendizagem. Com o jornal, os alunos fazem releitura de imagens antes mesmo de interpretar as reportagens escritas e isso facilita o trabalho feito denominado intertextualidade”, explica Lúrea.

Além disso, existe a possibilidade de interação, o que aconteceu através das visitas feitas pelos alunos ao jornal e da equipe da Redação na escola. “Sempre importante, a comunicação jornalística consegue transformar minhas aulas e dentro do meu componente curricular transformar meu conteúdo muito mais acessível e capaz de ser compreendido pelos alunos”, avalia a professora.

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