Um dos setores que mais cresce em Passo Fundo, o da construção civil, movimenta um grande número de profissionais e toda uma cadeia. Somente no primeiro semestre deste ano mais de 200 autorizações para construções verticais foram expedidas no município. O resultado é a comprovação do crescimento do setor, que vem agregando qualidade aos empreendimentos. Junto a isso está a geração de empregos, que é um dos principais fatores a contribuir para o sistema econômico do município. Até o último dia de outubro deste ano, a construção civil foi responsável pela criação de 359 novos postos de trabalho com carteira assinada, ficando na segunda colocação entre os setores que mais empregaram este ano no município.
Além disso, a construção civil é responsável pela movimentação de toda uma cadeia na economia. Não só os profissionais da área se beneficiam com este crescimento, pois o setor também movimenta o comércio, na compra de material de construção e utensílios para as obras, gerando e alimentando toda uma cadeia.
Na outra ponta estão os profissionais responsáveis por tudo isso: arquitetos e engenheiros civis que, em tempos de preocupação com o meio ambiente, são constantemente desafiados nos seus projetos. Mais do que plantas para a construção de imóveis, são responsáveis por idealizar casas com utilização de materiais alternativos e projetar que sejam capazes de transformar um imóvel em um lar.
É por tudo isso que o Grupo ON Comunicação se aventurou nesta publicação e lança hoje o Guia OCA Arquitetura & Construção que nesta primeira edição parte da história da construção civil em Passo Fundo, mostrando alguns prédios históricos e seus estilos e a opinião de profissionais da área sobre mercado de trabalho e desafios da profissão. Também são apresentadas algumas das novas tecnologias utilizadas nas obras, finalizando com uma análise sobre a representação do setor para a economia de Passo Fundo.