Ainda falta terminar 30% das melhorias previstas para o setor de reciclagem do aterro sanitário de Passo Fundo. No mês de dezembro, os equipamentos como o separador de materiais, o abridor de sacolas e o conjunto de esteiras deverão estar funcionando e auxiliando os Recicladores do Parque Bela Vista (Recibela). O prazo de conclusão estimado para o final de novembro foi ampliado em uma semana devido as reformas estruturais que estão sendo executadas no local.
De acordo com o diretor da Reuse Brasil, Cleber Bordignon, os equipamentos internos já estão parcialmente concluídos. “O silo está sendo colocado, a esteira está pronta, faltando apenas o helicóide que fará a separação e será o próximo a ser instalado”, avaliou o diretor da empresa.
Bordignon explicou que a prorrogação do prazo de conclusão foi necessária em razão das melhorias na infraestrutura. “Duas novas fundações e manutenção estão sendo feitas, o que deve atrasar em no mínimo uma semana a conclusão das obras na Recibela”, explicou o diretor.
Durante o período de montagem dos novos equipamentos, os 27 associados da Recibela seguem o trabalho de separação dos recicláveis, exceto em alguns dias onde a estrutura apresentar risco aos trabalhadores. “Nesses dias, em parceria com a Reuse Brasil, os cooperados farão a limpeza a manutenção da unidade”, concluiu Bordignon.
Equipamentos
As máquinas consistem em um conjunto de esteiras de triagem e movimentação dos resíduos, abridor automatizado de sacolas de lixo e um separador de materiais recicláveis e rejeitos. Com a instalação dos equipamentos, a Reuse Brasil busca um significativo aumento do volume de materiais reciclados e, com isso, a redução diretamente proporcional dos resíduos a serem transportados e destinados para o aterro sanitário.
- Conjunto de esteiras: Os equipamentos farão com que o material passe pelo sistema de abertura de sacolas de separação de materiais e seja encaminhado para um processo de classificação dos materiais recicláveis pelos associados da Recibela.
- Abridor de sacolas: Tem o objetivo de eliminar o contato direto dos operadores da Recibela com os resíduos in natura, ou seja, da forma como são recolhidos. O contato direto com os materiais representa um alto risco de contaminação, enquanto que o abridor evita esse processo, promovendo a abertura automatizada.
- Separador de materiais: Consiste em um equipamento que faz a separação mecânica entre os materiais recicláveis e considerados rejeitos, principalmente matéria orgânica. Com isso é possível realizar a classificação dos materiais recicláveis de forma mais produtiva, salubre e organizada.
70% das obras no aterro estão concluídas
· 1 min de leitura