UPF divulga listão nesta segunda-feira

Vestibular registrou abstenção de 6,9%. Mais de 9 mil candidatos disputaram vagas em 56 cursos de graduação da instituição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A previsão de chuva se confirmou, mas não foi pretexto para tirar a motivação e a expectativa dos 9.049 candidatos ao Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF), que oferece vagas em 56 cursos de graduação. Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (1º) vestibulandos e acompanhantes aproveitaram a estrutura montada para mais um processo seletivo recorde. Nesta edição, o vestibular registrou 6,9% de abstenção, onde 625 alunos não compareceram aos locais de prova. Esse índice corresponde a candidatos do campus Passo Fundo e dos campi Carazinho, Casca, Soledade, Sarandi, Lagoa Vermelha e Palmeira das Missões. O listão de aprovados será divulgado na segunda-feira (3), às 11h, nos sites www.upf.br e vestibular.upf.br.

A prova iniciou às 14h. Para o Grupo 1 os candidatos realizam somente a prova de Redação, e no Grupo 2, além da Redação, respondem às questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química, até às 19h.
Até mesmo quem está fazendo o vestibular apenas como teste garante que o ambiente proporcionado no Campus I ajuda a entrar em sala de aula com mais calma. Para a candidata Bia Makki Weinert, de Passo Fundo, a qualidade da prova fez com que ela optasse pela UPF, mesmo tendo apenas 15 anos. “Achei o ambiente bastante acolhedor. Deixa os alunos mais tranquilos e isso vai me ajudar a fazer uma boa prova”, destacou a jovem, que faz vestibular para o curso de Medicina.

Ambiente acolhedor
No prédio B5, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências, diferentes espaços foram reservados para essas iniciativas, propostas por acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física. Stela Mari Leão de Moraes veio de Concórdia (SC) junto com o filho Yohan, que tenta vaga no curso de Medicina, e aproveitou tempo da prova para receber uma quick massage. “Fiquei surpresa com a dedicação da Universidade em pensar também nos pais dos vestibulandos. Com essa acolhida, acabei me sentido em casa”, comentou.

Salustiano Moura veio de Santa Bárbara do Sul com o filho Luthiano, que presta vestibular para Agronomia, e mais dois colegas, que realizam prova para diferentes cursos. “Viajamos mais de 100 km, então nada melhor do que fazer um alongamento, uma atividade física, para amenizar a espera e descontrair”, afirmou o pai.

Vindos de Caxias do Sul, Juarez e Lurdes Osório trouxeram a filha Cecília, candidata ao curso de Medicina. Para o pai, a organização da recepção e a estrutura da UPF foram os detalhes que mais chamaram atenção. “É a primeira vez que vemos o campus e estamos admirados. Temos certeza que nossa filha terá um ensino de qualidade se conseguir passar na prova aqui”, observou.

De Soledade, Mateus Cardoso, 16 anos, tentou uma vaga para Engenharia Ambiental. Para ele, um ambiente acolhedor faz toda a diferença na hora de fazer a prova. “Com certeza o espaço para conversar, com interação, música e descontração faz com que entremos para a prova com mais tranquilidade. Penso que assim fica mais fácil garantir a vaga”, ressaltou, sobre o lounge montado junto ao campus.

Redação
Novamente a instituição colocou dois temas para a escolha dos vestibulandos na prova da redação. O primeiro deles sugeria o tema da mobilidade urbana e a necessidade de adoção de medidas alternativas para o transporte nas cidades O segundo tema tratou a doação de órgãos e suas implicações.

Cursos mais procurados
Medicina novamente foi o curso mais procurado do Vestibular de Verão da UPF, com índice de 57,48 candidatos por vaga. Na sequência, aparecem os cursos de Engenharia Civil (noturno) com 9,30 candidatos por vaga, seguido por Medicina Veterinária (8,58), Odontologia (7,20) e Arquitetura e Urbanismo (5,78).

Gostou? Compartilhe