Um grupo de 140 estudantes da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), trocou a sala de aula ontem, para aplicar na prática, conhecimentos sobre o meio ambiente. Integrantes do projeto Mais Educação, eles passaram o dia na fazenda da Brigada Militar, às margens da BR 285, saída para Lagoa Vermelha, em contato com a natureza.
A programação incluiu caminhada por trilhas na mata, passeio a cavalo e apresentação de dois vídeos. Um deles alertando sobre a importância da conservação do meio ambiente e outro, contando a história da fazenda da BM. Os alunos ainda participaram do plantio de 15 mudas de árvores frutíferas e conheceram a nascente do rio Passo Fundo.
“Tive a oportunidade de conhecer duas espécies novas, o bambu e também o cipó. Eu prefiro o contato com a natureza ao invés de ficar diante do computador” afirma a aluna do 5º ano, Maria Eduarda e Moraes, 11 anos.
Coordenadora do projeto, a professora Nara de Fátima Cavalcanti afirma que o Mais Educação iniciou em novembro na EENAV e conta com a parceria da Brigada Militar. O projeto inclui 125 estudantes e desenvolve atividades no turno inverso da aula. O projeto oferece oficinas de letramento, matemática, inclusão digital, esporte e artes. “Como o tema é meio-ambiente, o objetivo é conscientizar sobre a conservação das matas, cuidados com a água, alimentação saudável e outros assuntos relacionados” explica Nara.
Diretor da escola, José Carlos Morando observa que a temática ambiental já vinha sendo trabalhada ao longo do ano, principalmente com o foco voltado para a destinação correta do lixo. A cada semana, segundo ele, duas turmas são responsáveis pela coleta do lixo. O material é exposto para todos os estudantes e fotografado, como forma de conscientização.
Preservando o meio ambiente na prática
· 1 min de leitura