Semana de dias abafados e chuva

Precipitação do sábado chegou a 21 milímetros. Previsão aponta mais pancadas para quarta e sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


O calor da tarde de ontem foi resultado da entrada de uma massa de ar seco e quente que entrou na região ainda no domingo. Depois da chuva de sábado, que registrou 21 milímetros, o calor voltou com força e deve ficar na região ainda durante todo o dia de hoje. A precipitação de sábado já representa 12% da média para o mês de dezembro, que é de 173,2 milímetros. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a chuva foi o resultado de uma frente fria que atuou no sábado.

Já no domingo e segunda-feira, o clima de caracterizou pelas madrugadas abafadas e as tardes quentes. A máxima ontem passou dos 33ºC na estação da Embrapa. No centro da cidade o termômetro chegou a marcar 35ºC. Para hoje, terça-feira, a previsão é de mínima de 18ºC e máxima novamente chegando aos 33ºC. O céu fica parcialmente nublado a nublado. No final da tarde, devido a alguma nuvem, pode ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas.

“Na quarta-feira uma frente fria deve chegar à região trazendo pancadas de chuva por vezes fortes acompanhada de descargas elétricas de moderada a forte intensidade e queda de granizo em pontos isolados no Norte do RS”, destaca Sampaio. As temperaturas devem variar entre a mínima de 18ºC e a máxima de 28ºC e o dia deve ser bastante abafado.
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado. “Devido ao dia abafado que deve fazer, pode ter formação de alguma nuvem no final da tarde e ocorrer pancada de chuva também isolada”, comenta o observador.

Na sexta-feira, nova frente fria traz área de instabilidade para o Norte do Rio Grande do Sul. “Talvez na sexta-feira a área de instabilidade seja até mais forte que quarta-feira, trazendo novamente pancadas de chuva por vezes forte, com descargas elétricas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e queda de granizo em pontos isolados, ou seja, fica alerta de temporal para o Norte do Estado no decorrer de sexta-feira e madrugada de sábado”, salienta Sampaio.

No sábado o céu volta a ficar parcialmente nublado a nublado a partir da tarde. A mínima fica em 18ºC e a máxima 28ºC. “Existe uma expectativa muito boa de que em dezembro as chuvas entrem na região mais seguidamente e talvez terminemos no Estado com algumas regiões com chuvas um pouco abaixo da média, outras dentro da média e outras até acima da média”, projeta. Até agora, foram registrados 1.266 milímetros no ano, 70% da média que é de 1.803mm.

Gostou? Compartilhe