A entrega oficial de 190 computadores portáteis a alunos e professores da Escola Estadual Wolmar Antonio Salton foi a atividade inicial durante o terceiro dia da Semana de Interiorização do Governo do Estado. O governador Tarso Genro cumpriu agenda em Passo Fundo pela manhã de quarta-feira (5), acompanhado por uma equipe de secretários e assessores. Os equipamentos destinados à escola localizada no bairro Bom Jesus fazem parte do Programa Província de São Pedro, que trabalha a partir da inclusão da linguagem da tecnologia digital nas escolas.
"Este momento simbólico da nossa caravana porque faz uma fusão de uma visão de mundo e de desenvolvimento: nossas crianças nas escolas não são um número, são pessoas originárias, na sua maioria, das classes populares, e que serão, com consciência e conhecimento, as pessoas que vão construir o futuro do nosso Estado e país. É essa consciência que nos move", afirmou o governador. Tarso admitiu que o investimento é de R$ 250 milhões nos 10 mil computadores previstos para serem entregues até 2014, ao final da gestão.
O governador falou ainda da existência de um processo de desvalorização da educação pública e criticou a abordagem da imprensa sobre o desempenho do Estado resultante de avaliações como o Ideb e o Enem. “Este é um símbolo que envolve capacidade de desenvolver novas tecnologias no futuro, envolve a formação e a melhor capacidade de discernimento dos alunos e, sobretudo, reforça a qualidade da escola pública que é a essência do projeto de governo que nós representamos”, disse Tarso.
O secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo, definiu a ferramenta pedagógica como fundamental ao processo educativo no século XXI. O titular da pasta foi aplaudido quando falou sobre o uso dos computadores. “Estes equipamentos não são para guardar, são para levar para casa e trabalhar com seus pais, amigos e vizinhos, são para ampliar a sua comunicação com o mundo”, disse aos alunos.
A coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin, avalia que a experiência de cada aluno com o computador e as suas possibilidades de informação traz uma transformação que qualifica a escola pública. “É uma grande novidade este material que está sendo trabalhado para que as crianças possam usar na escola e também levar para casa, fazendo a interação social entre escola, família e comunidade”, ponderou Marlene.
Para a diretora da escola, Sely Feja, o maior benefício para os alunos e professores já é visível. "Nossa comunidade é muito carente, a maioria dos nossos alunos não tem computador em casa e eles estão tendo essa oportunidade na escola. Sempre sonhamos que nossa escola fosse um modelo e agora estamos caminhando para isso". A escola teve a estrutura adaptada para que o equipamento seja plenamente usado.
Descobertas
Enquanto aguardava a chegada do governador, o aluno do 7º ano Rangel Rodrigo da Silva, 13 anos, comentava com colegas sobre o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes. A informação foi descoberta através do computador. “Como já vem um programa instalado no netbook tem vários jogos de cada matéria pra gente e isso pode ajudar em nossa educação e aprendizagem, pra gente saber cada vez mais”, opinou.
O estudante tem computador em casa, realidade diferente da que vive boa parte dos estudantes da Escola Wolmar Salton como Fernanda Aguire, 15 anos, que está no 8º ano. Tímida, Fernanda conta que não tem computador em casa e que a tecnologia ajuda principalmente a realizar as tarefas da escola. Rangel avalia a diferença entre os equipamentos. “Este (do Programa Província de São Pedro) é mais adaptado para a gente usar na escola, tem vários projetos sobre educação. Cada um já tem o seu com o nome (em um adesivo) para identificar”, explicou Rangel.
190 computadores entregues à Escola Wolmar Salton
Atividade no bairro Bom Jesus abriu as atividades da Semana de Interiorização em Passo Fundo
· 2 min de leitura