A região de Passo Fundo integrou o roteiro de visitas do Caminhão da Eficiência Energética da Siemens nesta quinta (6) e sexta-feira (7). O evento, promovido também pela Automasul, foi dirigido a cerca de 60 pequenas e grandes indústrias da região, onde foram demonstrados exemplos de eficiência energética na produção industrial. No caminhão estavam expostos modelos técnicos para mostrar como a indústria pode reduzir custos, ter maior competitividade e menos impacto ao meio ambiente usando tecnologias de eficiência energética.
Segundo o especialista de produtos da multinacional, Ricardo Weber Bocca, a ideia do projeto é fomentar as indústrias a modernizar seus parques fabris. “As plantas de matriz energéticas atualmente estão muito ociosas na grande maioria das indústrias. Além disso, muitos processos estão obsoletos, com alguns anos de existência. Hoje existem alternativas mais rentáveis, como pontes rolantes, movimentação de carga, transporte de esteiras na descendente que podem gerar energia para a indústria, reaproveitando e, em alguns casos, até revender a energia produzida dentro da própria planta”, explicou o engenheiro.
Disponível em diversos níveis, as tecnologias de eficiência energética da empresa acrescentam em torno de 10 a 15% no preço final dos equipamentos padrões. “Gastando um pouco mais é possível otimizar o consumo de energia, reduzir o harmônico, produzir energia limpa, sem gerar aquecimento. São inversões regenerativos que transformam o equipamento de fácil instalação e custo mais baixo”, garantiu.
Bocca ressaltou que a Passo Fundo integrou a série de roadshows da Siemens por concentrar o segundo maior faturamento no Rio Grande do Sul, ficando somente atrás da região metropolitana de Porto Alegre. “A região concentra o segundo maior número de indústrias no Estado onde nós temos grandes parceiros, além de novos clientes em potencial”, relatou.
Caminhão Siemens
Dentro da carreta de 30 metros quadrados de área foram demonstradas tecnologias da companhia voltadas à eficiência energética aplicáveis em setores produtivos chave da economia nacional tais como: automotivo, alimentos e bebidas, químico, papel e celulose, metalurgia, mineração e petróleo e gás. Ao entrar no caminhão, os visitantes conheceram, módulo a módulo, os caminhos para reduzir seu consumo e gasto com energia de forma simples e eficiente. Um dos passos mais importantes é o gerenciamento transparente da produção, por meio de relatórios baseados em dados medidos.
O Caminhão da Eficiência Energética da Siemens já rodou mais de 14 mil quilômetros, totalizando mais de 30 cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, o projeto já passou por Lajeado, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria e a última cidade a receber a carreta no Brasil será Chapecó, em Santa Catarina. A partir de 2013, o Caminhão da Eficiência Energética da Siemens irá para Chile, Argentina, Peru e Colômbia.
Siemens
A multinacional está presente no Brasil há mais de 100 anos e atualmente conta com quase 11 mil funcionários em 13 fábricas, 11 escritórios comerciais e seis centros de pesquisa e desenvolvimento. A atuação está voltada na indústria, geração de energia, medicina e infraestrutura das cidades.
Eficiência Energética para indústrias locais
· 2 min de leitura