A partir do próximo ano, Passo Fundo disponibilizará de mais uma ferramenta importante para divulgação e conscientização das questões ambientais. O município terá a Sala Futura Meio Ambiente, uma parceria do fórum da Agenda 21 com o canal Futura. O espaço vai oferecer estrutura para produção de programas, possibilidade de participar ao vivo de alguns programas da emissora, além da exibição de DVDs e material informativo para estudantes, empresas e público em geral.
A sala será instalada na sede do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, localizada nos fundos da biblioteca municipal. Para manutenção do espaço, o Canal Futura investirá R$ 18 mil ao ano. De acordo com Carlos Eduardo Sander, integrante da Agenda 21, a iniciativa é resultado da escolha do Maleta Meio Ambiente, desenvolvido pelo Grupo Ecológico Guardiões da Vida, juntamente com outras entidades, e escolhido como o melhor projeto de mobilização social e ambiental, entre 17 iniciativas do gênero em todo o Brasil.
A Maleta ambiental contém material impresso e audiovisual, documentários, curtas, filmes, programas produzido pelo Futura, além de mapa de desmatamento no Brasil, folders e outros materiais relacionados com a temática. Em Passo Fundo, o projeto foi apresentado em escolas, empresas e para a administração pública.