Aproximadamente 18 toneladas de lixo foram retiradas do rio Passo Fundo, durante o mutirão realizado no sábado. A ação envolveu cerca de 120 pessoas, entre Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Defesa Civil, grupos ecológicos e empresas parceiras. A limpeza foi feita manualmente numa extensão de 3,9 quilômetros, dentro do perímetro urbano.
O trabalho serviu ainda, como treinamento para os alunos do curso de formação de bombeiros de Passo Fundo e Erechim. De acordo com o secretário do meio ambiente, Clóvis Alves, foi a maior operação de limpeza, tanto de pessoal como de estrutura, realizada no rio. Entre os objetos encontrados, havia geladeira, pedaço de fogão, sofás, pneus, restos de fantasias, além de centenas de garrafas pet. “Mais importante que o resultado, foi o efeito pedagógico. Esperamos ter sensibilizado a comunidade para uma mudança de comportamento” disse Alves.
Em um dos trechos, as equipes contaram com a ajuda de seis famílias indígenas acampadas às margens do rio, fundos da estação rodoviária. Atividade inclui ainda o plantio de 120 mudas de árvore. O lixo domiciliar foi levado para a central de reciclagem e o lixo de construção para o aterro específico para este tipo de material.
Mutirão retira 18 toneladas de lixo do rio Passo Fundo
· 1 min de leitura