Seja pelas luzes, pelo clima ou pelas cores que invadiram a Av. Brasil na noite de sábado, o indiscutível é que a Cantata Natalina, promovida pela Congregação de Nossa Senhora, através das instituições por ela mantidas – Colégio Notre Dame Aparecida (Carazinho), Colégio Notre Dame e Escolas Notre Dame Menino Jesus (Passo Fundo) -, é mais que um espetáculo de som e luz. É um momento de partilha, de encontro e de reflexão. É, na verdade, uma noite mágica. É a antecipação do Natal e do que a data proporciona.
Pelo quinto ano consecutivo, a Congregação reúne a cidade para celebrar. Depois de falar de paz, esperança e vida, em 2012 o tema escolhido foi a família. Sendo a base da sociedade, a família foi refletida nos mais diferentes aspectos – desde a sua formação até os desafios enfrentados diariamente. Os espectadores lotaram a praça e as ruas e, a cada música, dança ou encenação, foram emocionados e tocados pela mensagem trazida pela Congregação.
Em uma hora de espetáculo, anjos caíram do teto do colégio, luzes se acenderam, vozes foram ouvidas. A comunidade foi convidada a abraçar quem estava ao seu lado e a perceber, aos poucos, a importância de cada um na composição da sociedade. Para a Ir. Maria Pin, coordenadora do evento, além de objetivar edificar os valores familiares, exemplificados pela Família de Nazaré – a família humana escolhida por Deus para acolher seu filho –, a Cantata Natalina também visa agradecer às famílias Notre Dame pela confiança na sua educação baseada e pela colaboração na realização das Cantatas até então.
Das janelas do colégio, crianças ao lado de seus pais ajudavam a construir o cenário que ajuda na compreensão do espetáculo. Dos dois lados do palco, o coral de alunos dava corpo e voz à mensagem de alegria que foi passada. Pais, professores, alunos, funcionários e voluntários foram os responsáveis por cada detalhe. Patrick Alves é laboratorista, participou das encenações, e comenta que o tema da Cantata fez parte das atividades desenvolvidas durante o ano e, por isso, o espetáculo deu tão certo: “A gente percebe que durante o ano inteiro a temática e a organização da Cantata esteva presente no colégio, bem como os ensaios e a formação da equipe que faria parte do espetáculo. Não podemos recordar o Natal sem lembrar da Sagrada Família... Então a importância é criar esse momento de reflexão e de festa também, pois o Natal é alegria e amor”, comenta.
Um momento que toca os sentidos – que proporciona o encantamento dos olhos e do coração. Estima-se que, este ano, quase 20 mil pessoas tenham assistido o espetáculo e, ao todo, cerca de 800 pessoas fizeram de cada uma das noites uma grande lição.