OPINIÃO

Fontes em Off - 17/12/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Incentivo ao esporte
Projetos que buscam apoio na Lei de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul serão analisados pela primeira vez serão analisados a partir desta segunda-feira. Desde a instituição da câmara técnica, na última semana, três propostas foram apresentadas. "É um marco para o desenvolvimento esportivo do nosso Estado. Somente para 2013, projetamos a possibilidade de dispor de mais de R$ 35 milhões para esta finalidade", informa o secretário do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe, idealizador da lei. Entidades, associações e federações esportivas podem apresentar projetos para a secretaria, que serão analisados por uma câmara técnica formada por representantes de diferentes órgãos, como Conselho Regional de Educação Física, federações esportivas e paradesportivas, além de órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria da Educação e a Fundergs. Todas as orientações estão publicadas no site da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (esporte.rs.gov.br).

Costureiras
Doze novas costureiras do município de Gentil receberam seus certificados de conclusão de curso promovido pela Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo em parceria com a Prefeitura na noite de quinta-feira, 13 . A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores. Com carga horária de 168 horas, a capacitação desenvolveu conteúdos sobre a confecção de vestuários, apresentando conhecimentos para a adaptação de modelagens prontas, como riscar, cortar e fazer acabamentos perfeitos. Mais informações sobre os cursos que a Faculdade oferece podem ser adquiridas pelo telefone (54) 3313-4599 ou no site www.senacrs.com.br/fatecpassofundo.

Molduras de Natal
A casa da Marina Bortolon está pronta para esperar a chegada do Papai Noel! A residência fica na Rua Independência – centro.

Se você quer mostrar a sua casa enfeitada para o Natal encaminhe fotos para [email protected], que estaremos publicando neste espaço

Cautela I
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) recomenda cautela com o custo das transações durante as compras de Natal. Segundo o presidente do órgão, Geraldo Tardin, o consumidor não deve se deixar levar pelo comodismo e aceitar o financiamento das lojas de qualquer forma. De acordo com Geraldo Tardin, é importante entender que muitas dessas lojas estão vinculadas a um agente financeiro, e por isso oferecem crédito com mais facilidade, mas que muitas vezes não são os mais baratos. A sugestão é fazer um levantamento de preços e verificar se um empréstimo bancário não é mais vantajoso.

Cautela II
Com o dinheiro tomado da instituição financeira de confiança, o consumidor poderá obter vantagens se comprar à vista, obtendo um desconto. Depois, paga-se em parcelas mais suaves ao banco, recomenda. Outra dica é pedir à financeira da loja o Custo Efetivo Total anual (CET) do financiamento para comparar com o indicador de outras financeiras. “Não adianta o agente financeiro falar que a taxa é de 0,99%. Às vezes, quem está pagando 1,05% está pagando menos, pois esse financiamento não tem tantos encargos financeiros como o outro que cobra 0,99% apenas como chamariz”, alerta.

Comércio
O comércio de Passo Fundo esteve aberto no final de semana que antecede o Natal. O movimento foi intenso, especialmente no sábado. Lojas movimentadas e muito trabalho para os comerciários. O movimento começou tímido no começo da tarde de domingo, em função do forte calor, mas se intensificou até o final do dia. Alguns estabelecimentos farão horário diferenciado esta semana.

Gostou? Compartilhe