Época em que a sensibilidade e a emoção estão mais presentes, o Natal desperta nas pessoas a vontade de ajudar, de ser solidário mais do que qualquer época do ano. Alguns externam estes sentimentos aflorados em forma de ações em prol dos outros. Por isso, diversas festas de Natal são promovidas pelos bairros de Passo Fundo.
Para mostrar estes bons exemplos, o Comunidade em Ação procurou os organizadores de algumas delas. Várias são tradicionais, outras acontecem pela primeira vez. Mas uma coisa todas têm em comum: o trabalho voluntário de pessoas engajadas. Confira.
Bairro São José
No bairro São José, a festa de Natal é promovida há cinco anos. A ideia começou com um grupo de amigos que faz parte do Esporte Clube Três Palmeiras, time amador do bairro. Eles resolveram proporcionar às crianças o que eles mesmos sonharam na infância: uma festa com a chegada do Papai Noel. “Na primeira festa de Natal nós conseguimos fazer a alegria de umas 20 crianças, e com o passar dos anos a gente fez o evento crescer. Nesse ano, nós esperamos realizar a festa para mais de mil crianças”, conta Ademir dos Santos, presidente do bairroe um dos integrantes do Esporte Clube Três Palmeiras.
A festa foi realizada no último domingo, 16 de dezembro, mas a organização começou um mês antes. Foi a partir disso que este ano foi construída uma estrutura no formato de uma casa sobre uma carreta que foi o “veículo” que levou o Papai Noel para as crianças da comunidade. O bom velhinho foi o responsável por entregar os presentes para as dezenas de crianças que participaram da festa.
Bairro José Alexandre Zachia
A tarde de terça-feira, 25 de dezembro, será especial para as crianças do bairro José Alexandre Zachia. Neste dia, uma grande festa deve acontecer na quadra de futebol, com brinquedos infláveis, cama elástica e, claro, a distribuição de presentes do Papai e da Mamãe Noel.
O evento está sendo organizado por voluntários, que estão recebendo doações de brinquedos novos e usados. Evanderley Camargo, um dos organizadores, conta que na noite de ontem (17) um grupo se reuniu para consertar os brinquedos que foram doados com defeito. Depois do conserto, cada brinquedo será embalado para presente para então ser entregue na terça-feira.
“Estamos contentes com a participação, pois temos recebido bastante doações”, conta Camargo, que foi quem teve a iniciativa de promover a festa. Entretanto, quem quiser pode fazer a doação de brinquedos. Para isso, basta entrar em contato com Evanderley Camargo, no telefone 8402-2152.
Bairro Nossa Senhora Aparecida
Através de uma iniciativa do IOT, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida tiveram chegada do Papai Noel e ganharam brinquedos na tarde da última quinta-feira, dia 13 de dezembro. A tarde foi toda de brincadeiras e coisas diferentes.
Reunidos no pavilhão da comunidade, os alunos esperavam ansiosos a chegada do bom velhinho, que veio com o saco cheio de doces e presentes. Mas antes de tudo, eles saborearam um gostoso lanche. Depois, cada criança pode ter contato e abraçar o Papai Noel, quando ganharam chocolate e pipocas. Em seguida, ganharam sorvete. E a alegria se completou quando receberam os presentes. Esta foi a primeira vez que o IOT promoveu esta ação, mas o ótimo resultado, visto na alegria da criançada, já fez nascer o desejo de continuar fazendo a festa de Natal dos pequenos.
A ação foi batizada de Natal Mais Alegre 2012 e aconteceu em parceria com o Instituto de Medicina Hiperbárica, Casa do Sorvete, Cirúrgica Jaw e o apoio de pessoas físicas que doaram brinquedos e valores em dinheiro. Michele Borba, coordenadora do projeto, destaca que a missão do projeto é a união dos colaboradores, parceiros e todos que fazem parte da instituição juntamente com a sociedade, unindo objetivos em prol do bem estar e da conscientização socioambiental e preventiva. “Assegurar a cultura da humanização, tornando - se referência para a sociedade em toda região de atuação é o nosso desejo”, completa.
Bairro Boqueirão
Já tradicional, o Natal do Boqueirão Legal já divertiu milhares de pessoas e tem se configurado numa das programações oficiais do município. Mas para chegar ao resultado que é visto nas noites de festa na praça é preciso muito trabalho. Meses antes do início da programação, os voluntários se reúnem semanalmente para a confecção dos enfeites.
Este ano, o tema escolhido foi a sustentabilidade. Por isso, este ano, além de incrementar a decoração, alguns dos enfeites iluminados são acessos com o pedalar de bicicletas. A ideia é mostrar que é possível gerar energia apenas pedalando, o que deverá também traz economia de energia elétrica.
Outra novidade deste ano na decoração, que é toda feita com garrafas pet, são anjos gigantes que já foram colocados na praça. As palmeiras receberam guirlandas e tranças de garrafa coloridas do chão até o topo. A programação do Natal do Boqueirão Legal começou no dia 25 de novembro e segue até o final de semana.
Centro
No Centro da Cidade, as cores e enfeites do Natal podem ser conferidos na rua Moron. Depois de um ano sem decoração, a rua novamente recebeu os enfeites. A iniciativa, da Associação Mais Moron, retomou a instalação das bolas vermelhas nas árvores, como aconteceu por vários anos. Já na praça Marechal Floriano foi colocado um presépio, também na rua Moron.