A leitura a favor da informação

ON nas Escolas: Para alguns professores, ler o jornal complementa as aulas, uma vez que os alunos podem exercer o direito à informação

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A primeira professora a atender o convite para participar do projeto ON nas Escolas foi a Maria Teresa Escobar Ferron, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, que fica na localidade de mesmo nome. Ainda no final de 2011 ela já havia solicitado a inscrição para participar do projeto neste ano.

Assim foi que os alunos da oitava série da escola tiveram a oportunidade de realizar o trabalho em parceria com o projeto. Além de ter sido a primeira escola inscrita, a Bela Vista foi também a primeira a concluir o trabalho. Ainda no primeiro semestre os alunos já haviam estudado todos os gêneros jornalísticos e escrito seus próprios textos.

Para a professora, a experiência foi bastante importante para as aulas e para o conhecimento dos alunos. “Aderi ao projeto ON nas Escolas porque acho fundamental a pessoa estar conectada com o mundo através da leitura; estar ciente do que se passa ao seu redor; tomar conhecimento dos fatos positivos ou negativos que nos cercam. Além de desenvolver o hábito da leitura e aumentar o vocabulário, o jornal nos situa, nos torna cidadãos críticos, pois, sabendo do fato podemos opinar ou até mesmo mudarmos de opinião e, isso nos faz crescer como pessoa ou profissionalmente, é a melhor forma de desenvolvermos nossos alunos”, salienta Maria Teresa.

Como o trabalho proposto pelo projeto foi cumprido ainda no primeiro semestre do ano, a professora optou por uma nova atividade para continuar trabalhando com as edições do jornal. “Ao iniciarmos a aula, alguns alunos contam a notícia ou reportagem que leram e acharam interessante para a turma, além de levarem a mesma para ser afixada no nosso jornal-mural. Também estamos dando continuidade às nossas produções. Por exemplo, a reportagem sobre o asfalto está tendo continuidade. Essa conquista teve um impacto na vida de todos os que residem na comunidade, por exemplo, crianças que brincavam na rua devem procurar outros espaços para isso, casas sem muros ou cercas para proteger cachorros e galinhas, encontros com maquinário pesado na pista são algumas atitudes que devem ser revistas e, estamos escrevendo sobre isso.”, conta a professora.

Avaliação
Com o final do ano e das atividades, é possível fazer uma avaliação do trabalho realizado em 2012. Depois de todo projeto desenvolvido, Maria Teresa considera a importância da parceria. “A avaliação que faço sobre esse trabalho é muito positiva, uma vez que, além de os alunos estarem praticando a leitura e a produção textual, ele está ligado aos acontecimentos da sua cidade e também do mundo; artigos científicos, reportagens, fatos de violência, mudanças no trânsito, notas de esclarecimento, notícias de utilidade pública, palavras cruzadas, esportes, horóscopo, tudo nos faz crescer. Essa atividade virou um projeto na nossa escola, com a 8ª série: alunos do interior conectados com a realidade através da leitura”, ressalta.

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