Diplomação
A diplomação dos eleitos é um dos atos formais mais importantes para quem foi vitorioso nas eleições de outubro. E deve ser comemorada. Foi o que aconteceu ontem na diplomação do prefeito Luciano Azevedo, do vice-prefeito Juliano Roso e dos 21 vereadores. Mas, ninguém mais que o PCdoB tinha motivos para comemorar. Depois do desgaste com o rompimento da base aliado do prefeito Airton Dipp, e sem a participação de Juliano na disputa ao Legislativo, os comunistas jogaram tudo na disputa eleitoral. A eleição de Juliano vice-prefeito e de dois vereadores é momento histórico vivenciado pelo partido em Passo Fundo. Os comunistas ganham fôlego para alçar voos maiores.
Decisão
O Ministério Público Eleitoral de Passo Fundo concorda com a decisão da Justiça Eleitoral que desaprovou contas de quatro vereadores eleitos e considerou que dois deles não apresentaram a prestação de contas. Os seis eleitos já apresentaram recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. Sidnei Ávila, um dos que não apresentou a prestação de contas, segundo a Justiça, se disse confiante na reforma da decisão por parte do Tribunal.
Chave de ouro
A maioria dos secretários municipais da administração Dipp encerra o mandato com a sensação de dever cumprido. Um deles é o secretário Adriano José da Silva. No comando de uma das pastas mais importantes, ele comemora as metas plenamente cumpridas.
Pagamento
Também quem encerra com a meta cumprida é o secretário de Finanças Cesar Bilibio. Nesta quinta-feira, o município vai pagar todos os fornecedores e também a 2ª parcela do 13º salário aos servidores municipais. Isso vai injetar na economia do município nada menos do que R$ 6 milhões. Muito dinheiro que vai circular nas próximas semanas.
Retorno
“O que poderá levar os gaúchos a uma nova revolução, especialmente os pedetistas, não é exatamente, o retorno do ex-deputado Carlos Araújo à sigla, mas a necessidade do resgate (antes que seja tarde) do trabalhismo histórico, respeitado e admirado”, trecho da entrevista dada pelo deputado federal Giovani Cherini ao colunista Polibio Braga, sobre o retorno de Carlos Araújo ao PDT.
Deixa disso
Os deputados Jorge Pozzobom, PSDB e Raul Carrion, PC do B protagonizaram uma discussão ferrenha no plenário da Assembleia legislativa, ontem pela manhã, na sessão extraordinária que aprovou o reajuste de 28,98%. A turma do “deixa disso” teve que entrar em ação.