Uma frente fria que chegou na região de Passo Fundo nesta quarta-feira (19) deve deixar o tempo instável pelo menos até o dia de Natal (25). A exceção pode ocorrer no sábado (22), quando o tempo melhora durante o dia. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a frente fria mudou o tempo ainda na madrugada de ontem, baixando a temperatura à tarde de 26°C para 22°C e trazendo chuvas que acumularam até as 16 horas cerca de 10 mm. No mês, o volume somou 104,5mm, aproximadamente 60% da média normal para o mês de dezembro, que e de 173,2mm.
Para esta quinta-feira (20), sob a ação das áreas de instabilidade, nuvens carregadas devem provocar pancadas de chuvas, rajadas fortes e quedas de granizo em pontos isolados na região de Passo Fundo. No entanto, o calor volta e a máxima deve ficar em torno de 28°C. A mínima deve ficar próxima aos 16°C.
Na sexta-feira (21), quando inicia a estação do verão ás 8h02, as condições climáticas, favoráveis a temporais em pontos isolados, permanecem, mas a máxima não deve passar de 24°C. No final de semana, as temperaturas ficam entre 16°C e 30°C. No sábado (22), o tempo pode melhorar especialmente no turno da tarde. À noite, pode ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas. No domingo (23), a instabilidade aumenta, podendo chover a qualquer hora do dia. Para os dias 24 e 25, ainda é possível ocorrência de chuvas isoladas.
Sampaio conclui ainda que a previsão meteorológica indica a presença de instabilidade no clima até o último dia do ano (31). “Até o final do mês, dificilmente teremos dois seguidos de tempo bom”, concluiu.
Verão começa com chuva
· 1 min de leitura