Enquanto pessoas pelo mundo esperavam o fim do mundo para a última sexta-feira, 21 de dezembro, em Passo Fundo o dia foi de muitos inícios. No Cartório Civil das Pessoas Naturais – Passo Fundo houve um aumento significativo no número de casamentos. Foram 21 realizados durante a sexta-feira no local. O dia também foi de começo para a família da pequena Lanna Júlia Albuquerque da Luz que nasceu no Hospital São Vicente de Paulo na manhã de sexta.
A escrivã substituta do Cartório Fernanda Gehlen Braga explica que os casamentos são realizados às quartas e sextas-feiras. A média varia entre oito e nove casamentos por dia. Segundo ela, é normal um aumento do número de matrimônios no final do ano, mas não como aconteceu na sexta-feira. Segundo ela, apesar de inusitado, o fato deve ser
Movimentação foi intensa no Cartório Civil na última sexta feira
O casal Marcus Vinícius Prates e Simone Perin Garcia casou durante a manhã de sexta-feira. Mas a escolha da data não teve nada a ver com a tão falada profecia dos maias. O dia foi escolhido por ser a data de aniversário do filho Henrique Garcia Prates. Com bom humor, o noivo conta que a coincidência das datas vai evitar que ele esqueça o dia do casamento. “Sou muito esquecido, mas jamais vou esquecer o aniversário do meu filho. Então resolvi casar no mesmo dia”, brinca. Quando marcou a data, o casal não percebeu a coincidência. Simone conta que quando se deram conta começaram as brincadeiras. “A gente dizia: vamos casar de manhã, comemorar o aniversário do Henrique e a meia-noite o mundo vai acabar então não vai ter briga de casal nem nada e vai ser tudo na paz”, lembra o casal que está junto há cinco anos.
Longo namoro
Após oito anos de relacionamento, o casal Volmar Formighieri da Silva Junior e Ana Paula de Moraes resolveu se casar no dia 21 de dezembro. Embora a data não tenha sido escolhida especialmente, os padrinhos e familiares não deixaram de fazer piadas com os noivos. Sem superstição, o casal não pensou em trocar a data quando percebeu a coincidência. “Pensamos: vamos casar antes que acabe”, brinca Ana Paula.
Às 21h12
Este foi o horário marcado para o casamento do advogado Luciano Toson e Cristiane Rabello na noite de sexta-feira dia 21 de dezembro. O casal não acredita no fim do mundo, mas sim em um recomeço. Este é o motivo pelo qual escolheram a data e o horário. “É o começo de um novo tempo para nós”, destaca. O casal está junto há três anos e o noivado foi há seis meses. Toson conta que demorou para casar e muitos familiares brincavam com a situação. “É também o momento para quebrar um tabu e mostrar que estamos indo na contramão daquilo que estamos vendo. Enquanto se fala no aumento do divórcio, queremos mostrar que a família precisa permanecer”, acrescenta lembrando dados divulgados recentemente sobre o crescimento do número de separações. A cerimônia da sexta-feira reuniu apenas amigos e familiares próximos. O casamento religioso deverá ser marcado no próximo ano.
Começando o mundo
Para a família da pequena Lanna Júlia Albuquerque da Luz a sexta-feira foi só motivo de alegria. A pequena nasceu durante a manhã no Hospital São Vicente de Paulo de cesárea. A mãe Cátia Albuquerque conta que o dia foi escolhido pela ansiedade, já que estava na hora da menina nascer. Quando percebeu que o dia era tão comentado ela não deu importância, mas não deixou de fazer uma brincadeira. “Disse para o doutor: você tem que fazer cedo porque eu quero ver o rostinho do nenê”, conta. O pai Alcindo Rogério Renner da Luz estava cheio de orgulho da nova filha. Apesar de ser a terceira filha do casal, eles contam que o frio na barriga é sempre como se fosse o primeiro. “Agradeço cada dia de convivência. Ela veio nesse dia e mostra que ainda temos muita vida”, orgulha-se. A mãe completa: “enquanto muita gente achava que ia terminar o mundo, pra nós está só começando”.
21 casamentos no dia 21 de dezembro
· 3 min de leitura