Secretários avaliam gestão

Em entrevista ao ON, cada um deles falou sobre os projetos colocados em prática

Por
· 8 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Titulares das Secretarias de Passo Fundo durante o governo Airton Dipp deixam os cargos na próxima semana devido a troca de gestão, que acontece no próximo dia 1º de janeiro. Em entrevista ao ON, cada um deles falou sobre os projetos colocados em prática e as ações que deixaram de ser realizadas.

Desenvolvimento Econômico
Secretário Marcos Cittolin
Destaco a retomada da industrialização e criação de um novo modelo de desenvolvimento para Passo Fundo, que contempla todos os setores, mas principalmente a indústria e a logística. Estes investimentos refletiram fortemente na economia local, aumentando o PIB industrial, movimentando as cadeias produtivas e retomando de uma forma harmônica esustentável, a autoestima da cidade, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Acredito que os projetos da Plataforma Logística, do Pólo de Software e do Parque Tecnológico também estão entre os maiores destaques desta administração. Acredito que o que ficou para ser realizado seria ampliar a ação daSecretaria de Desenvolvimento, incluindo o setor de inovação, para então buscar cada vez mais a adequação da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Saúde
Secretário JairoCaovila
Acredito que o maior legado na Saúde deixado por esta gestão foi a descentralização do atendimento, levando para as unidades de saúde o atendimento especializado dos profissionais, a entrega dos medicamentos e as coletas de exames, para que os pacientes não precisem mais se deslocar até a secretaria ou a farmácia central para ter seus problemas resolvidos. Também destaco as melhorias realizadas nas unidades de saúde, qualificando e adequando as instalações físicas, dando mais conforto tanto para a equipe, como para os pacientes. Também foi muito importante a implantação da residência médica em saúde pública para formar médicos especialistas numa área que é a maior carência no Brasil. Além disso, foi instalado o Pronto Atendimento Adulto, Pediátrico e Odontológico no Hospital Municipale realizada a transferência da Farmácia Central do antigo Pam para o Centro da cidade, com instalações mais amplas e de fácil acesso.
Não conseguimos implantar a unidade avançada do Samupor carência de profissionais, assim como faltou instalara UPA, que agora está com o processo de licitação, em fase de análise pelo Governo do Estado.

Desporto e Cultura
Secretário Flávio Algarve
No Desporto foi positivo a realização do campeonato de futebol de campo, que contou com equipes em três categorias – primeira e segunda divisão e veterano e jogosde alto nível técnico e excelente nível disciplinar. Conseguimos realizar todo o campeonato dentro do ano, com jogos simultâneos no Estádio DelmarSitonee em outros dois campos de futebol da iniciativa privada. Também realizamos a corrida de rua e a meia maratona. Na Cultura, o destaque foi a retomada do Festival do Folclore, a realização daFeira do Livro e o projeto dos Domingos Culturais nos bairros. Gostaríamos de ter aproveitado melhor o Ginásio Teixerinha para trazer competições de futsal, vôlei e basquete.

Segurança Pública
SecretáriaEstelitaSalton
A Segurança Pública é a mais recente Secretaria do município, com dois anos de atividade. Mas neste período, já realizou muitos investimentos, como a instalação do sistema de vídeomonitoramento, a criação de projetos voltados a segurança publica - Justiça Comunitária, Protejo,Mulheres da Paz, Território da Paz e o policiamento comunitário nos bairros. No trânsito, a maior inovação foi a aquisição da central semafórica – que será instalada em pouco tempo -, a substituição dos 90 grupos focais – que são semáforos modernos de led, as lombadas eletrônicas e as botoeiras de sinalização. O que fica para o ano que vem é o termino da instalação da central semafórica, 30 novos semi-pórticos. Também ficam dois novos projetos, que estão em análise pelo Ministério de Justiça, que prevê a reestruturação da Escola de Trânsito, no total de R$ 240 mil, e a construção do Centro de Referência e atenção à Mulher Vítima de Violência, no valor de R$ 500 mil.

Procuradoria Geral do Município
Secretário Euclides Serápio Ferreira
A Procuradoria Geral do Município é responsável por realizar o assessoramento de todas secretarias. Neste momento, na execução fiscal temos em andamento mais de 4 mil processos, incluindo ações de solicitação de medicamento, reintegração de posse, indenização,  desapropriação, ações populares, ações civis públicas, além dos inúmeros processos administrativos, que somam em torno de 900 em tramitação. Além disso, também participamos de todos os processos licitatórios, que envolvem impugnações e suspensões. Também somos responsáveis por dar consultoria, dando norte quanto ao princípio da legalidade, a todos os projetos da Prefeitura. As secretarias ficam responsáveis pela operacionalidade.

Cidadania e Assistência Social
Adriano José da Silva
Nesta gestão destacamos a abertura de três novosCRAS (Centros de Referência em Assistência Social), totalizando quatro em Passo Fund. Também foi fundamental o reordenamento dos serviços de alta complexidade, como o acolhimento institucionalde crianças e adolescentes, a reforma da sala do cadastro da Bolsa Família, o chamamento de profissionais concursados em psicologia e assistência social e a conquista da condição de gestãocompartilhada, o que possibilitou os repasses federais para o município. A construção ou aquisição de sedes próprias para os quatro Cras é uma demanda que ainda precisa ser realizada. Além disso, também é prioritário realizar uma reforma do prédio onde está situada a Semcas. Ainda temos projetos em andamentos, que precisam ser complementados, como ae a implantação de dois telecentros, além dos já instalados nos CRAS 3 (Planaltina) e no CRAS 4 (Professor Schisler).

Finanças
Secretário César Bilibio
Não ficaram pendências com relação ao que o prefeito Dipp nos confiou. Participamos de uma equipe que transformou o município e que o preparou para novos avanços. Nas finanças, conseguimos reestruturar financeiramente o município, fortalecemos a organização administrativa envolvendo a parte contábil e os tributos, qualificando os serviços e contratamos funcionários concursados. Estes avanços contribuíram para que a prefeitura alcançasse um nível de prestação de serviços que não deixa a desejar a nenhum outro município do Estado. A secretaria também trabalhou fortemente para atender a todas as demandas, receitas, arrecadação e os pagamentos nos seus devidos tempos, não deixando nada de herança para a próxima gestão. Também demos todo o andamento do cronograma para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, ficando agora para o início de 2013, o início dos testes com as empresas voluntárias e a implantação, propriamente dita ainda no primeiro quadrimestre do ano que vem.

Habitação
Secretária Cladivania Sberse Vanin
Nos últimos anos, houveram grandes avanços nas questões habitacionais, acompanhados ao momento que vive oBrasil, através do Minha Casa Minha Vida e Passo Fundo foi privilegiado nesta questão. No total, foram mais de cinco mil moradias construídas, beneficiando diretamente a classe de baixa renda. Também trabalhamos fortemente na regularização fundiária, deixando 1800 já executadas e três mil encaminhadas, faltando ainda o retorno do cartório.Deixaremos um bom legado para o próximo secretário, já que estamos deixando cinco projetos para construção de moradias no Bairro Donária. Mas ainda temos muito a avançar e qualquer governo que for sensível esta questão vai dar continuidade aos projetos já encaminhados. Fizemos aquilo que era possível, mas tivemos problemas para encontrar áreas disponíveis para habitação popular. Por isso, acho que é necessário buscar alternativas para buscar novas reservas de áreas. A cidade cresceu muito e não restaram imóveis para habitação popular e o pouco que tem está com os preços superfaturados. Dinheiro federal nós temos, contrapartida do município para infraestrutura também, o que dificultou foi encontrar áreas para fazer mais.

Meio Ambiente
Secretário Clóvis Alves
Destacaria na área de resíduos,a implantação dos sistemas de containeres e a coleta definitiva seletiva de lixo e dos galpões de reciclagem. Na destinação final, também foi importante a implantação da primeira fase da Central de Triagem e Processamento de Lixo, contando com todos os equipamentos novos no aterro. Na área ambiental, criamos as primeiras Unidades de Conservação da história de Passo Fundo, além der realizar outras políticas públicas ambientais que também envolveram a educação ambiental, como as duas grandes e inéditas limpezas realizadas no Rio Passo Fundo, que além do efeito prático da limpeza, tiveram um efeito pedagógico e de sensibilização da comunidade. Ficamos com alguns projetos pendentes, como a construção da Praça do Banhado daVergueiro. Devido ao aquecimento do mercado da construção civil encontramos dificuldades de encontrar empresas que se habilitassem a realizar a obras na praça. Outra pendência que fica é o Centro de Educação Ambiental no Viveiro Municipal. Foi realizada uma permuta e, em contrapartida a empresa Kuhn Metasaseria responsável pela obra, mas ainda foi realizada devido a trâmites burocráticos de documentação.

Educação
Secretária Vera Vieira
O grande marco desta administração foi areestruturaçãoadministrativa e pedagógica da educação infantil. Estamos entregando as escolas com todo o quadro efetivo concursado, conforme a legislação exige. Isso deu um salto na qualidade da educação já que permite um trabalho continuado. Acreditamos que fizemos o melhor de acordo com as necessidades das escolas. Eu saio satisfeita, porque conseguimos melhorar e muito também a questão salarial dos professores e servidores da educação.Lamentamos muito por não termos entregue antes as seis novas escolas de educação infantil para ampliar o atendimento nos bairros da cidade. Passamos um ano e meio lançando licitações, sem interessados, pois as empresas do setor da construção civil sofrem com a carência de falta de mão de obra na cidade.

Planejamento
Secretária Elenice Pastore
Destaco várias ações, como a elaboração dos planos municipais de Saneamento, de Estruturação dos Equipamentos Públicos e Áreas Verdes, o Plano Urbanístico para a área de expansão da cidade na grande Santa Marta e Integração, o Plano Diretor e o Projeto de Macrodrenagem. Todos eles são avanços que ultrapassam a ideia de gestão, e sim uma política de município para que se possamrealizar políticas públicas orientadas e com base técnica. Também trabalhamos fortemente, com a criação de uma equipe especializada, na captação de recursos, que resultaram no financiamento de R$ 40 milhões junto ao BID, além de recursos com o governo federal, nos mais diversos ministérios, envolvendo projetos para a saúde, educação, esporte, meio ambiente, infraestrutura e outros.
Poderíamos ter agilizado mais os procedimentos burocráticos, com maior agilidade nos procedimentos, as obras do BID, por exemplo, estariam mais adiantadas. Acredito que é necessário investir em um bando de projetos e na qualificação constante da equipe para agilizar a execução dos recursos. Muitas ações dependem, além do município, de outras esferas de governo.

Gostou? Compartilhe