A época de Natal desperta a emoção das pessoas. A solidariedade e o altruísmo demonstram que este é um momento de reflexão. Neste ano, o Natal dos Presépios arrecadou brinquedos para crianças de escolas municipais. A programação se encerrou com o concerto da Orquestra de Câmara e do Coral da Universidade de Passo Fundo (UPF). A emoção da música encheu a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida para finalizar a edição do projeto.
Os grupos artísticos da universidade apresentaram um repertório variado que mesclou música erudita, popular brasileira e pop. O Coral teve regência do maestro Ademir Camargo e apresentou novos arranjos e músicas conhecidas, como é o caso de Halleluia de Hendel. O grupo é composto por 33 integrantes entre universitários, funcionários da instituição e pessoas da comunidade. A Orquestra foi regida pelos maestros Gerson Werlang, Ademir Camargo e Gleison Wojchewkowski. Conforme Werlang, o repertório apresentado incluiu música clássica, barroca e pop. A apresentação contou com solos de voz e violão.
Solista
A acadêmica dos cursos de Música e Administração da UPF Kauanny Klein foi a solista da orquestra. “É bom ver que a comunidade prestigia o evento e a cada ano participa mais”, observa. Esta é a segunda vez que ela participa do recital de final de ano dos grupos. “Cantar em coral e na orquestra é bem diferente. No coral tem que ter percepção de vozes. No canto solo você prepara a técnica e a performance. É bem diferente”, explicou.
A comunidade lotou a Catedral para prestigiar o recital. Luciane Muller levou os dois filhos, Pedro Henrique e Aleska, para o evento. “É muito importante a realização de atividades como essa, porque não temos isso no dia-a-dia. Os profissionais são maravilhosos e podemos ver que há uma melhora constante dos grupos. No ano passado o Pedro veio na barriga e agora está aqui para ver”, contou.
A apresentação foi prestigiada pelo reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, pela vice-reitora de Graduação Neusa Rocha, pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin, pela secretária de Educação de Passo Fundo Vera Vieira, pelo bispo Bom Liro Meurer, além de autoridades políticas, representantes das entidades organizadoras do Natal dos Presépios e autoridades eclesiásticas.