Seleção da Residência Médica do HSVP recebe candidatos de vários lugares

No processo seletivo deste ano o HSVP disponibilizou 51 vagas para 17 especialidades, sendo Oftalmologia a mais concorrida com 45 candidatos por vaga. Neurocirurgia é a segunda mais procurada (36 candidatos por vaga), seguida pela Radiologia e Diagnóstico por Imagem (35 candidatos por vaga)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A seleção para os programas de Residência Médica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo obteve mais de 700 inscritos e no dia 20 de dezembro, a direção médica e a Comissão de Residência Médica, do Internado e dos Estágios (COREME) da instituição receberam mais de 300 candidatos que concorreram aos programas de especialização.

No processo seletivo deste ano o HSVP disponibilizou 51 vagas para 17 especialidades, sendo Oftalmologia a mais concorrida com 45 candidatos por vaga. Neurocirurgia é a segunda mais procurada (36 candidatos por vaga), seguida pela Radiologia e Diagnóstico por Imagem (35 candidatos por vaga).

O vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio Stobbe evidenciou a grande procura pelos programas de Residência Médica da instituição. “O ideal seria que todos fossem aprovados, mas como não é possível, desejamos que todos persistam na conquistas de seus sonhos, de ser aprovado na residência que escolheram”. Ele informou que a novidade de 2013 é a Residência Multiprofissional, uma especialização que contempla as áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, e que terá 20 vagas. “Essa é uma tendência do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de propiciar uma residência com caráter multidisciplinar. A Residência Multiprofissional envolverá HSVP, UPF e Secretaria Municipal de Saúde”, detalhou Stobbe.  

O diretor médico Dr. Rudah Jorge contou que há 50 anos iniciava a sua residência em Pediatria. “Quando eu cheguei a Passo Fundo, no ano de 1966, eu era o único médico com residência, mas como o tempo passa e as coisas evoluem, se fosse nos tempos de hoje, eu teria chegado com uma perna só. Eu quero dizer que vocês estão iniciando uma corrida que vai longe e desejo que todos tenham persistência para alcançar seus objetivos”.  

Expectativa dos candidatos

O candidato Daniel Outi, veio de Curitiba para concorrer a uma vaga na Residência de Radiologia. “Me interesso por Radiologia, porque considero uma especialidade que engloba diversas outras especialidades”.  

Desde a faculdade, Diego Modadori de Arroio do Tigre, já tinha a pretensão de cursar Residência Médica em Cirurgia Geral no HSVP de Passo Fundo. "Meu objetivo agora é passar no teste e no decorrer da residência me dedicar para aprender o melhor da área que escolhi".

Já a candidata Nadia Ceolin, de Porto Alegre, concorreu a uma vaga em Ginecologia e Obstetrícia. "Me inscrevi para residência em outros hospitais também, mas o São Vicente é o primeiro da minha lista. Recebi indicações da Residência de Ginecologia e Obstetrícia de meus professores e de outros colegas que já passaram por aqui".

Gostou? Compartilhe