Frente fria ajuda a amenizar o calor

As altas temperaturas dão uma trégua nos próximos dias e temperaturas mínimas voltam a atingir a média histórica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Calor, muito calor! A reclamação foi geral durante o feriadão, embora a máxima tenha sido inferior a 34ºC. A temperatura não foi a mais alta do ano, o que ocorreu é que nas madrugadas de segunda, terça e quarta-feira, as temperaturas mínimas ficaram acima da média normal histórica para o mês de dezembro que é de 21,6ºC. “Sentimos muito calor porque tivemos noites e manhãs abafadas. Para dar uma ideia, a mínima de terça-feira (25) foi de 22ºC e a máxima 34ºC. Foi 12ºC de diferença, o que não é muito”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Na madrugada de quarta-feira a temperatura mínima foi de 23,5ºC.

Além disso, o abafamento que ocorreu devido a uma massa de ar quente e seca, elevou a sensação térmica. “Dependendo do lugar, mesmo na sombra e os termômetros marcando 34ºC, a sensação térmica era de 40ºC”, destaca Sampaio. Isso é o que acontece no Centro da cidade, por exemplo, onde a existência de asfalto, o monóxido de carbono liberado pelos veículos e as diversas edificações, formam uma ilha de calor. Outro fator para explicar tanto calor é que a temperatura oficial é medida à sombra, pois os termômetros são feitos de mercúrio que, se expostos à radiação solar, dilatam e se quebram.

Calor na história
Conforme Sampaio, desde 1951, o dia mais quente, quando se registrou a temperatura mais alta em Passo Fundo, foi o Natal de 1988, quando os termômetros chegaram a 39,6ºC. De 2003 até hoje, não haviam sido registradas temperaturas mínimas tão altas como aconteceram entre segunda, terça e quarta-feira.

Previsão
A chuva de ontem (26) ocorreu devido à entrada de uma frente fria na região, o que fará com que o calor dê uma trégua, pelo menos até sábado (29). Hoje, quinta-feira, a temperatura mínima deve ser de 16º C e a máxima, de 22ºC. No sábado, a mínima será a mesma, mas a máxima já sobe um pouco e fica em 24ºC. “O domingo será de céu parcialmente nublado a nublado e podem ocorrer pancadas de chuva. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima será de 28ºC”, comenta. No último dia do ano, segunda-feira, 31 de dezembro, o céu será claro a parcialmente nublado, mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. Por conta disso, o primeiro dia do ano, terça-feira, será de sol, com temperatura máxima que já pode chegar aos 33ºC.

Prognóstico para o verão
A estação mais quente do ano, o verão, que começou oficialmente na manhã do dia 21 de dezembro, será de chuvas dentro da média histórica ou um pouco abaixo nos meses de janeiro e fevereiro. Já em março, podem ficar acima da média, como explica o observador meteorológico Luiz Sandri, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
“O prognóstico mostra que em janeiro a chuva vai ficar um pouco abaixo da normal do mês e as temperaturas ficarão dentro do normal, talvez com as máximas um pouco acima”, destaca Sandri. Em fevereiro, as temperaturas ficam dentro da normal histórica e em março segue a tendência de normalidade. “Ficar um pouco abaixo na média, na questão das chuvas, significa que pode ficar em torno de 25 a 50 milímetros abaixo da normal do mês em janeiro, que é de 149,7 milímetros”, comenta. Em fevereiro, podem ficar de 20 a 30 milímetros abaixo da média histórica, que é de 165,8 milímetros. No mês de março, a média de chuvas é de 134,9 milímetros.

Gostou? Compartilhe