OPINIÃO

Dignidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eixo produtivo
Observando a preocupação de técnicos e pessoas experientes no agronegócio, percebemos o quanto é importante o cuidado com nossos produtos da agropecuária. O secretário estadual de Agricultura destacou o trabalho do governo e entidades ruralistas por uma marca qualificada de sanidade de produtos. O faturamento gaúcho depende e dependerá muito dos avanços destes objetivos de qualidade perante os mercados mundiais. É tão fundamental a defesa sanitária que algumas empresas de transformação de alimentos deverão ampliar, e outras que não atendem algumas especificações para o mercado exportador terão dificuldade de sobrevivência. Equipamentos novos e espaços para armazenamento ajudam a solidificação de empresas de produção alimentar. Passo Fundo, com a indústria de frangos, Italac e Ambev forma atinge patamar de estabilidade produtiva reforçada.

Luciano e Juliano
Caras novas no comando da prefeitura de Passo Fundo, além da novidade partidária, com eleição de Luciano Azevedo, pelo PPS e Juliano Roso, do PC do B, partidos que pela primeira vez protagonizam vitória eleitoral no executivo do município. São dois jovens que venceram democraticamente a eleição, o que não surpreende se considerarmos que ambos apresentam currículo partidário de inegável aceitação popular. Sem mais cautelas, é agradável a quem escreve opinando, saber que são dois líderes de grande ousadia, que nos deixam tranqüilo pela marca da seriedade. Luciano e Juliano são pessoas qualificadas intelectualmente, o que é bom para as aspirações desta cidade que vive esplendor de avanços conduzidos por Dipp e Cecconello, que concluíram o mandato. Passo Fundo está embalado, e pela primeira vez com boa previsão de recursos, o que permite investimentos.

Dignidade
O prefeito Airton Dipp e o vice-prefeito Rene Cecconello, ao entregarem o comando do município deixaram o cenário da posse dos novos mandatários numa postura digna e a certeza do dever cumprido, acompanhados por ex-assessores e amigos de um governo que agiu com desassombro e dignidade.

Irresponsáveis
Em determinadas vilas e também no centro da cidade formaram-se verdadeiras matilhas de irresponsáveis adultos que estimulam crianças a soltar bombinhas artesanais perigosas. Essas bombas são potentes e mesmo assim vendidas na clandestinidade, por aproveitadores que lucram ao custo de perigo para o tímpano e as mãos de infantes. Basta observar os efeitos destes artefatos nos animais domésticos ainda aturdidos pelo estrondo. Isso não foi apenas no momento de comemoração, mas durante o dia todo, obrigando famílias responsáveis com crianças a manterem portões fechados em seus pátios em dia de festa.

Retoques:
* A publicação de remuneração de ocupantes de cargo em comissão através de jetons (nos conselhos) do governo estadual criou clima desconfortável internamente nos partidos, uma vez que a concentração de riqueza não é aceita entre partidos de tendência socialista.
* A presidenta Dilma está decidida no projeto de estímulo à expansão do conhecimento especializado, através do programa Ciência sem Fronteira, facilitando especialização no exterior.
* Ainda que precisemos de um período de adaptação à novidade, a nova lei da empregada doméstica, que garante o recolhimento do FGTS e hora extra, estabelece avanço no patamar de remuneração à categoria.
* É assente entre as pessoas de bem manter valores essenciais da vida. Ao ver o prefeito Dipp deixar o paço municipal após oito anos de governo e muita dedicação, percebemos certa emoção por importantes conquistas e muito sacrifício. Lembrei das palavras do sábio Bias, ao deixar Athenas, questionado por que não carregava objetos ou bens materiais ao sair da cidade tomada por inimigos. “Omnia mea mecum porto!” (o que tenho de mais importante levo sempre comigo), respondeu. É esta a verdadeira postura de um líder inteligente e ciente do dever cumprido, carregando consigo uma experiência e uma história participativa indevassável.
* O vereador Márcio Tassi assume a presidência da Câmara com vereadores de vários partidos participando da mesa. É um parlamentar atilado e deverá ser importante na nova composição de 21.

Gostou? Compartilhe