Após um início do ano chuvoso e com uma queda na temperatura, o calor já deve voltar à região. A frente fria que chegou na madrugada do dia 1º deixou a quarta-feira com temperatura mínima de 13ºC e sensação térmica de 10ºC no início da manhã. Hoje, no entanto, as temperaturas voltam a se elevar e a máxima pode chegar aos 28ºC durante a tarde. Os dados são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio. Sampaio destaca ainda dados dos prognósticos já divulgados institutos meteorológicos para os próximos meses.
A frente fria que chegou na madrugada do dia 1º ocasionou rajadas de vento de até 62 quilômetros por hora e 17 milímetros de chuva. O acumulado representa 11% do esperado para o mês de janeiro que é de 149,7mm. Nesta quinta e sexta-feira os dias devem permanecer parcialmente nublado a nublado com temperaturas em elevação. Hoje a máxima deve chegar aos 28ºC. Na sexta a mínima fica próxima dos 16ºC e a máxima já pode chegar aos 30ºC, com possibilidade de chuva entre o final da tarde e início da noite.
O sábado inicia com céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva por vezes fortes em áreas isoladas devido a chegada de uma área de instabilidade que trará nuvens carregadas. Elas devem ser acompanhadas de descargas elétricas e as temperaturas variam entre 16ºC e 26ºC. No domingo a área de instabilidade ganha força. “As chuvas devem ser até mais fortes e distribuídas e pode ocorrer novamente temporal em pontos isolados no norte do Estado”, destaca Sampaio. O domingo deverá ser abafado com temperaturas oscilando entre 20ºC e 26ºC.
Prognóstico
Sampaio acrescenta ainda alguns dados sobre os prognósticos climáticos para o verão divulgados pelo Cptec, Inpe e Inmet. Durante o mês de janeiro, principalmente, o comportamento da chuva deverá seguir três padrões nas diferentes áreas do Estado: abaixo, acima e dentro da média histórica. Já o mês de fevereiro deve ficar abaixo da média em todo o Rio Grande do Sul. Sampaio esclarece que isso não significa que uma estiagem se aproxima. “Pode chover abaixo da média, mas com chuvas bem distribuídas”, pondera lembrando que o mês de dezembro teve uma boa quantidade de chuva bem distribuída. Já o mês de março, quando começa a transição para o outono, a chuva novamente pode ficar abaixo das médias.
O mês de janeiro ainda deve ter temperaturas acima da média histórica, como foi o mês de dezembro. O último mês de 2012 fechou com a temperatura média 2ºC acima do normal. Para janeiro a temperatura máxima média é de 29ºC. Sampaio pontua ainda que podem ocorrer períodos de três a quatro dias com temperaturas entre 33ºC e 35ºC durante o mês.