Campanha vai buscar doadores para período de carnaval

??poca é característica da diminuição do número de doadores do Hemopasso, mas para evitar falta de hemoderivados, autarquia vai promover campanha

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Todos os anos as doações de sangue costumam diminuir na época de carnaval. Isso acontece porque um grande número de pessoas sai da cidade para passar o feriadão na praia. De outro lado, o grande número de pessoas nas estradas aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a necessidade de sangue e hemoderivados estocados para atender os casos de emergência.

Para não correr este risco, a direção do Hemopasso e o setor de captação já estão organizando uma campanha, que deve acontecer entre os dias 6 e 8 de fevereiro, com o objetivo de aumentar os estoques. “Estamos trabalhando com o pessoal da captação visando uma ação para que as pessoas compareçam nesta época para doar”, comenta o diretor do Hemopasso, Jaderson Pires.
A atual situação é de estoque em bom nível, conforma afirma Pires. “O estoque não está deficitário. O ideal para termos uma média excelente seria 70 doadores por dia. Estamos conseguindo 40, o que nos mantém num bom nível”, destaca. De acordo com ele, apesar de poucos dias na direção, pode verificar que a situação é tranquila. “Temos alguns contratos vencendo e precisamos fazer licitações, mas tudo muito pontual. Todos os encaminhamentos foram feitos para o secretário de Saúde e não temos qualquer situação que comprometa os trabalhos realizados no Hemopasso”, salienta.

Para doar
O horário de atendimento a doadores é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Podem fazer a doação pessoas com idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia. Os doadores devem ter peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Também é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Recomendações para o dia da doação:
* Nunca vá doar sangue em jejum
* Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
* Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
* Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
* Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação
* Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Gostou? Compartilhe