Final de semana será de tempo instável

Previsão aponta para pancadas de chuva no sábado e no domingo. Na segunda-feira, frente fria entra na região mantendo a instabilidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pancadas de chuva devem ser a marca do final de semana. A temperatura, que já entrou em elevação na tarde de sexta-feira (4) deve deixar as madrugadas mais quentes no sábado (5) e domingo (6). Na segunda-feira (7), uma frente fria deve trazer mais chuva para a região Norte do Rio Grande do Sul.

“A temperatura entrou em elevação na sexta-feira (4), quando mínima foi de 15ºC e máxima chegou a 29ºC”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. De acordo com ele, o sábado já será nublado a encoberto com pancadas de chuva no final da tarde ou início da noite. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima de 29ºC: “a temperatura não será tão alta porque o tempo estará bastante encoberto”, destaca.

O domingo também será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva. A temperatura fica entre a mínima de 18ºC e a máxima de 29ºC. “Teremos já uma madrugada mais quente”, completa Sampaio.

Na segunda-feira, a entrada de uma frente fria na região deve trazer fortes áreas de instabilidade provocando temporais no Norte do estado principalmente na terça-feira. A frente fria mostra a cara na manhã de segunda-feira, quando o dia começa com céu nublado a encoberto e com pancadas de chuva. A temperatura mínima fica em 18ºC e a máxima em 26ºC.

Na terça-feira, a temperaturas seguem a tendência do dia anterior, ficando entra a mínima de 18ºC e a máxima de 26º. “Na terça, as condições meteorológicas são favoráveis a pancadas de chuva por vezes forte, com descargas elétricas, rajadas de vento de moderado a forte intensidade e não se descarta queda de granizo em pontos isolados”, salienta o observador. E na quarta-feira o tempo continua instável, melhorando no decorrer do período.

Chuvas
Até a sexta-feira, as chuvas do mês de janeiro haviam chegado a 17 milímetros, o que representa 11% da média que é de 149, 7 milímetros. “Começou bem o ano e confirmando chuva da semana que vem, será alegria para os agricultores”, observa Sampaio.

A configuração atual do clima tem sido benéfica para rebanho. Segundo a Emater, as chuvas das últimas semanas, associadas ao clima quente e à boa insolação, têm favorecido o desenvolvimento das pastagens cultivadas e a brotação do campo nativo. Com isso, o rebanho, tanto de corte quanto de leite, apresenta bom estado físico-nutricional. Os criadores continuam realizando o controle de parasitas - carrapatos, verminoses e moscas-do-chifre - para preservar o bom estado sanitário dos animais. Em relação à comercialização, os preços praticados continuam estáveis.
As condições climáticas também têm favorecido a cultura do milho, que se encontra, em sua maior área, na fase de enchimento de grãos.

As lavouras prejudicadas pelas geadas de setembro deverão apresentar produtividade abaixo da esperada. Já as demais áreas apresentam potencial produtivo excepcional, até o momento, conforme os técnicos da Emater/RS-Ascar. O padrão fitossanitário, em geral, é bom, livre da ocorrência de pragas e doenças.

Prognóstico do trimestre
O mapa mostra o prognóstico de chuvas para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, a indicação é de maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal, em média, em torno de 45%, em associação ao aquecimento das superfícies adjacentes da costa das regiões Sul e Sudeste, que ainda pode persistir nos próximos meses. “Se esse prognóstico se confirmar, principalmente a cultura da soja será beneficiada, resultando numa boa produtividade”, avalia Sampaio

Gostou? Compartilhe