OPINIÃO

Uma jornada de quatro anos

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os primeiros três dias úteis do ano para os prefeitos eleitos e reeleitos para os próximos quatro anos foram de muito trabalho. Muitos deles encerraram o turno único, como foi o caso dos municípios Ipiranga do Sul e Sertão. Dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral apenas Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e Vilson Babicz (PT), prefeitos de Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, respectivamente, disputaram um segundo mandato consecutivo e se reelegeram. Mesmo assim, promoveram algumas mudanças na equipe de governo.
 
I I
O 1º escalão do prefeito Prezzotto teve mudança na pasta das Obras e Chefia de Gabinete. Conforme havia sido antecipado pela coluna, o empresário Sérgio Batista Oliveira de Lima assumiu a Secretaria de Obras e o vereador Vilmar Soccol (PTB) o posto deixado pelo ex. prefeito Darcy José Peruzzollo (PP). O governo do prefeito Babicz, que pela quarta vez assume a prefeitura de Floriano Peixoto, nomeou apenas José Mario Rigo, para a secretaria da Administração. A equipe completa será formada ao longo do mês de janeiro, após consulta aos partidos coligados.
 
I I I
A solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Ipiranga do Sul foi realizada na manhã de segunda-feira (31). O salão do Esporte Clube Ipiranga foi decorado com as cores do PTB, partido do prefeito e vice-prefeito eleitos. Desde a emancipação do ex. distrito de Getúlio Vargas está é a primeira vez que a oposição chega ao governo. Antes da abertura dos trabalhos o Padre João Dirceu Nardino fez uma reflexão, e pediu diálogo. O prefeito Mario Ceron (PTB) deve anunciar oficialmente sua equipe de governo na terça-feira (8).

I V
Em Sertão o prefeito Marcelo Dagostini (PP) assinou portaria de nomeação de cinco secretarias. Nos próximos dias deverão ser anunciados os titulares das secretarias das Obras e Serviços Urbanos, Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e da Indústria e Comércio. O ex. prefeito Pedro Polese (PP) aceitou o convite e responde pela Secretaria da Administração. Situação semelhante ocorre no município de Estação. O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) nomeou apenas três secretários. Ex. secretário da Fazenda, Roberto Bortolini (PP) assumiu a pata da Administração e Desenvolvimento Econômico.

V
No município de Erebango o prefeito Ênio Meregalli (PP), iniciou o primeiro dia de trabalho com a equipe praticamente completa, faltando apenas à nomeação da titular da Assistência Social. O ex. prefeito Valmor José Tomelero (PMDB), que governou o município “Coração Verde do Rio Grande” nos últimos oito anos, responde agora pela secretaria da Fazenda. O turno único também foi encerrado e todas as secretarias voltaram a atender o público no horário habitual.

Curtas:
# Dos seis prefeitos da 70ª Zona Eleitoral apenas Mário Ceron (PT), de Ipiranga do Sul, não terá a maioria dos vereadores da Câmara.
# Nestes primeiros doze meses desta sétima legislatura, a Câmara de Ipiranga do Sul será presidida pelo vereador Sérgio Rodighiero (PMDB).
# Em Getúlio Vargas o governo tem cinco das nove cadeiras do legislativo, que em 2013 será presidido pelo vereador Dinarte Tagliari Farias (PP).
# O vereador Moacir Catto (PTB), reeleito com 174 votos, vai presidir a Câmara do município de Estação.
# Em Erebango, onde a administração conta com oito dos nove vereadores, foi eleito presidente João Luís Guiza (PP).
# Na primeira sessão da Câmara de Sertão duas chapas se inscreveram o comando da casa legislativa em 2013.
# A de número um, presidida pelo vereador Vilmar Antônio Bernieri (PP) foi eleita com cinco votos, e a de número dois, encabeçada pelo vereador Ilson Serro (PP), recebeu quatro votos.
# Diferentemente da legislatura anterior, onde a oposição comandou a Câmara de Vereadores, o prefeito de Floriano Peixoto terá nesta a maioria.
# Para presidir o legislativo florianense neste primeiro ano foi eleito o vereador Márcio Castanha (PT), que em sete de outubro recebeu 165 votos.
Dito & Feito: Erechim está entre o diminuto número de municípios em que o presidente da Câmara de Vereadores empossado no dia 1º de janeiro assumiu interinamente a chefia do governo. Com a  cassação de Paulo Polis (PT)  e Ana Oliveira (PMDB) para o segundo mandato em 1ª e 2ª instâncias, o vereador Lucas Farina (PT) , ocupa o cargo até as eleições marcadas para o dia 3 de março.

Gostou? Compartilhe