OPINIÃO

Coluna Saul - 08/01/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agentes de Saúde I
Lamentável a situação das agentes de saúde e de alguns médicos que foram contratados pelo município, via processo seletivo. Os mesmos foram notificados pela prefeitura em final de 2012 para defesa administrativa, uma vez que o Tribunal de Contas apontou irregularidades na questão formal da contratação.

Agentes de Saúde II
O Simpasso, de forma ágil e competente, já reuniu os envolvidos com o assessor jurídico, Alcindo Roque, em reunião que participou também o vereador Paulo Neckle. A intenção é agilizar a defesa administrativa e se organizar para eventuais embates jurídicos.

Saúde
Está na hora de se resolver a questão da contratação dos agentes e ainda a relação de trabalho das equipes dos PSFs e ambulatórios. Não é possível que uma pessoa trabalhe 14 anos e depois de participar de um processo seletivo, tenha que passar por este tormento.

Salários
Além da contratação, temos ainda a questão salarial que é uma vergonha. Temos hoje um dos piores salários da região, perdendo inclusive para Carazinho. As técnicas de Enfermagem, por exemplo, estão com seus salários defasados há mais de quinze anos, o que inibe a permanência destas profissionais na rede pública.

Alternativa
Existem os que defendem o concurso público e outros a criação de uma Fundação para gerenciar a saúde, tal como é feito em Canoas. O que ninguém discorda é a necessidade urgente e premente de ações concretas que organizem a saúde pública e criem uma rede que se comunique e funcione. O atual secretário da Saúde, Luis Arthur, tem profundo conhecimento do funcionamento da rede pública e do SUS e poderá colaborar nos encaminhamentos necessários.

Uma vida de dedicação
Sabemos que a morte é inevitável e chega para todos. Talvez seja a ação mais socializada que existe, pois com ela não temos negociações. Ontem faleceu Thereza de Moura Valente Azeredo, viúva do saudoso líder comunitário Silvino Rosa de Azeredo. Thereza cumpriu o seu papel de mãe, criando encaminhando seus 14 filhos. Cumpriu o papel de esposa, acompanhando seu marido em todas as jornadas. Simples e humilde cumpriu de forma intensa o papel de cidadã. Parte deixando muita saudade e exemplos.

Berço do movimento
A APROSCHIS – Associação de Moradores do Loteamento Professor Schisler foi criada em 1990 na varanda do casal Silvino e Thereza. Uma roda de chimarrão e o grupo de homens e mulheres criaram uma entidade que até hoje defende os interesses da comunidade. O casal Azeredo deixou os frutos do trabalho e amor à sua terra e seus familiares e amigos lembrarão com carinho daqueles que emprestaram sua casa para ser o berço do movimento comunitário do Bairro Integração. Um abraço a todos os filhos, netos e bisnetos deste casal que ao longo de 25 anos de convivência, tiveram amizade e carinho com este colunista. Que DEUS receba com muita luz a amiga Thereza e que junto com Silvino ela descanse em paz.

Índice negativo
Hoje Passo Fundo tem 200 mil habitantes e os índices de crescimento do município são indiscutíveis, pois todos concordam com o avanço em várias áreas. Agora, dizer o que quando nos deparamos com apenas 91 agentes de saúde trabalhando na ativa, enquanto este número deveria estar em 200, esperar o que dos resultados? É urgente a valorização e qualificação da classe com um plano de carreira e remapeamento das áreas que foram organizadas em 1997. Mais uma tarefa para o secretário Luis Arthur, oriundo do setor público.

Codepas
A Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo não precisa de muita concorrência para atrapalhar o seu trabalho. Lamentavelmente a falta de comprometimento de alguns funcionários é nociva nos resultados finais daquela que hoje, além do transporte, é responsável pela coleta de lixo e estacionamento rotativo. Chegou a reclamação de uma passageira que ficou no ponto de ônibus, no Loteamento Morada do Sol: o motorista da linha naquele horário chegou ao meio da rota e perguntou “alguém vai para a Morada do Sol?” A resposta foi negativa e o motorista fez a volta, retornando para o centro, não cumprindo o itinerário. Uma boa ideia é ocupar o GPS e responsabilizar este profissional.

Codepas II
A Rua Alôncio Camargo, depois de 30 anos sendo itinerário das linhas da Codepas, foi asfaltada em 2012. A via pública também é local de muitas empresas daquela região, mas sem explicações alguns motoristas da Companhia insistem em ocupar outras ruas sem pavimentação para fazer o itinerário. As despesas de manutenção, limpeza ou o fato de ter passageiros esperando nos pontos daquela via pública, não são levados em consideração por aqueles que deveriam conservar com carinho seus passageiros. O engraçado e que antes da pavimentação, nunca se utilizaram desta alternativa. Vá entender...

Chico Xavier
Frase citada no discurso do prefeito Luciano Azevedo e de autoria de Chico Xavier “Valoriza os amigos, respeita os adversários”.

Gostou? Compartilhe